Nova semana, novas dicas! Hoje, abrindo os nossos games da semana, trazemos uma indicação para os jogadores de PlayStation. Semana passada, nós indicamos o espetacular Marvel's Spider-Man - Sim, isso foi proposital! -. Hoje, nossa dica seguirá um caminho bem diferente, tanto em jogabilidade quanto em enredo. No nosso jogo de hoje, você deixa de lado o heroísmo e assume o papel de alguém que está do outro lado da história. Nossa dica de hoje é Mafia 3!

Se na semana passada indicamos uma aventura que te bota no papel do herói, com o objetivo de salvar a sua querida cidade e ser o amigão da vizinhança, hoje o título indicado traz uma história mais pesada, de vingança e ligada diretamente ao mundo do crime. Em Mafia 3, Lincoln Clay é o protagonista de um grande enredo.

Em 1968, Lincoln Clay, um soldado que participou da guerra do Vietnã, retorna para casa e se vê de novo neste ambiente dominado por criminosos e homens que tentam fazer o certo pelo caminho errado. Após alguns acontecimentos traumáticos, Lincoln decide buscar vingança e assim a jornada começa.

Um grande enredo

Confesso que jogos, filmes e qualquer mídia que aborde o assunto "Máfia" normalmente me chamam a atenção sem necessitar de muito esforço. Tais tramas me cativam e despertam um grande interesse, já que boa parte destas obras entregam enredos bem escritos e diversas reviravoltas marcantes. Como um bom fã de O Poderoso Chefão, sempre vi a franquia Mafia como o "The Godfather" dos videogames, apesar do próprio filme contar com um jogo excelente lançado para PlayStation 2!

Ambientado em New Bordeaux, uma versão fictícia de Nova Orleans, Máfia 3 mostra um período conturbado da história do país. Período este em que o preconceito racial atingia níveis extremos, com o jogo pegando para si esta bandeira e demonstrando de maneira crua os horrores da época.

A trama de Mafia 3 é grandiosa.
A trama de Mafia 3 é grandiosa.

Deixando de lado a tradicional máfia italiana, o jogo apresenta uma trama que também entrega outras discussões muito necessárias. É incrível ver como o enredo consegue misturar elementos de uma trama que trata sobre o mundo do crime, com elementos de um enredo que busca deixar evidente o preconceito que existia na época.

Mafia 3 conta com diversos personagens excelentes, incluindo seu protagonista Lincoln Clay e o grande antagonista, Sal Marcano. Todo o clima encontrado em grandes obras do gênero também está presente no jogo, assim como o enredo se mostra digno de grandes filmes de Hollywood. É evidente que a trama de Mafia 3 foi escrita com muita qualidade, por gente que sabe muito bem realizar seu trabalho.

Não estou exagerando quando afirmo que o título tem um dos três melhores enredos do mundo dos videogames, na minha opinião.

Envolvente

A já citada excelente trama de Mafia 3 o torna um jogo extremamente envolvente, porém existem alguns problemas. Na posição de indicar o jogo, me sinto também no dever de informar quando o mesmo conta com pontos fracos. Mafia 3 não é um jogo perfeito e para muitos pode estar longe disso.

Entregando um mundo aberto um tanto vazio, o título pode se mostrar cansativo e repetitivo, com muitas missões parecidas, e algumas até mesmo idênticas, precisando ser realizadas pelos jogadores. Porém, devo voltar a dizer que com sua trama o jogo consegue se manter envolvente, entregando momentos memoráveis e empolgantes enquanto Lincoln Clay busca sua vingança.

Com muita violência característica do gênero, Mafia 3 entrega momentos memoráveis.
Com muita violência característica do gênero, Mafia 3 entrega momentos memoráveis.

Alguns momentos em que Clay derrota inimigos importantes são extremamente interessantes, pesados e até mesmo violentos, encaixando-se perfeitamente no título.

Ainda que o jogo se mostre repetitivo e não exista muito o que fazer em seu mundo aberto, alguns objetivos secundários também podem ser interessantes.

Uma excelente opção para quem gosta do estilo

Mafia 3 é uma excelente opção para quem se sente atraído pelos grandes enredos das obras sobre máfia.

Devo citar aqui também a excelente trilha sonora do jogo, repleta de músicas que marcaram época e se tornaram grandes sucessos.

A trama grandiosa e muito bem escrita, com momentos que certamente são dignos de um grande filme, é o diferencial do jogo. Ainda que possa existir a sensação de que o título é muito repetitivo, aqueles que se envolverem com sua trama certamente poderão encontrar muita diversão.

Adquira o jogo neste link.