Como a Apple, mesmo após mudar suas políticas recentemente em sua loja de aplicativos, a App Store, não permite que serviços de streaming sejam incluídos em sua biblioteca de apps, a NVIDIA decidiu trazer sua plataforma de streaming de jogos, a GeForceNow, via web (através de navegadores como o Safari ou Chrome). O mesmo foi feito recentemente pela Google com o Stadia, que poderá ter sua plataforma acessada através dos browsers (navegadores).

A plataforma garante que a maioria dos controles Bluetooth deverão funcionar, incluindo o DualShock 4 e o controle do Xbox One. De acordo com a NVIDIA, ainda não foi possível atestar se os controles DualSense e Xbox Series, mas a empresa está confiante de que o controle desenvolvido pela Microsoft irá funcionar, já que é bem parecido com o controle do Xbox One. Além disto, caso queira jogar com controles estilo os que o Nintendo Switch possui, a NVIDIA confirmou que o Razer Kishi irá funcionar e será compatível.

É bom saber que haverá uma certa flexibilidade para jogar games com controles no iPhone com o GeForce Now, porém, de acordo com o gerente geral da divisão da plataforma de streaming de games da empresa, Phil Eisler:

"No momento, com a forma como o WebRTC funciona por meio do navegador, não podemos tornar o mouse funcional. Então você tem que jogar com um gamepad."

Alguns títulos que foram criados pensando na utilização de mouse e teclado não estarão disponíveis para serem jogados no Safari, como você já pode perceber pelo comunicado acima.

Além da expansão de sua plataforma no iOS, a NVIDIA afirmou também que em 2021 irá trazer o Geforce Now para os navegadores Chrome para desktop. Ou seja, será possível jogar qualquer game da plataforma através de um PC, Mac ou Linux, seja notebook ou desktop.

Como funciona o GeForce Now

Há uma grande diferença entre o GeForce Now e os outros serviços de streaming de jogos, pois a NVIDIA não disponibiliza em sua biblioteca de jogos uma seleção de jogos própria. Ao invés de fazer como as outras empresas, a NVIDIA optou por permitir que seus usuário comprem jogos na Steam, Epic Games Store, entre outras plataformas, e realizem o streaming destes títulos.

Disponibilidade e preço

Infelizmente o serviço de streaming de jogos da NVIDIA, o GeForce Now, ainda não está disponível no Brasil, porém, quando estiver, saiba que é possível jogar gratuitamente. Entretanto, embora seja possível se divertir com a plataforma da NVIDIA sem pagar nada, as jogatinas serão limitadas a 1 hora e será necessário esperar um servidor ficar disponível. Para obter uma liberdade maior para jogar games via streaming pelo Geforce Now, nos EUA se cobra mensalmente US$4,99, que aumenta o limite para jogar em 6x comparado ao modo gratuito, além de ativar a aceleração dos jogos através da tecnologia Ray Tracing presente nas placas RTX da NVIDIA.