Apple permite que Stadia e xCloud rodem no iOS (iPhone) após revisar políticas

Apple, após revisar as políticas de aplicativos de jogos na App Store, permite que serviços de streaming de jogos como Stadia e xCloud, sejam executados no iOS (iPhone).

Imagem ilustrativa de pessoa acessando serviço de streaming de jogos no iPhone. Fonte: digitaltrends
Imagem ilustrativa de pessoa acessando serviço de streaming de jogos no iPhone. Fonte: digitaltrends

A Apple acaba de publicar as novas diretrizes da App Store e felizmente os serviços de streaming de jogos tem motivos para comemorar. As plataformas Google Stadia, GeForce Now (NVIDIA) e xCloud (Microsoft) anteriormente estava sendo impedidas de executarem seus serviços no iOS devido as políticas de apps de games da "maçã". Porém, com as alterações realizadas agora nas exigências de aplicativos de jogos, será possível rodar os jogos dos serviços de streaming sem problemas no iPhone.

Embora seja uma boa noticia a possibilidade de jogar games da Google Stadia, xCloud e GeForce Now, no iOS, a Apple irá exigir que os aplicativos de jogos sejam baixados individualmente na App Store. As regras dizem que:

"Os jogos oferecidos em uma assinatura de serviço de jogo de streaming devem ser baixados diretamente da App Store, devem ser projetados para evitar pagamento duplicado por um assinante e não devem prejudicar os clientes não assinantes."

A Apple ainda fala em suas regras que:

"Os serviços de streaming de jogos podem oferecer um aplicativo de catálogo na App Store para ajudar os usuários a se inscrever no serviço e encontrar os jogos na App Store, desde que o aplicativo cumpra todas as diretrizes, incluindo a oferta aos usuários da opção de pagar por uma assinatura com compra e uso no aplicativo Sign in with Apple. Todos os jogos incluídos no aplicativo de catálogo devem ser vinculados a uma página de produto individual da App Store."

Revisão de diretrizes da App Store. Fonte: Apple
Revisão de diretrizes da App Store. Fonte: Apple

No mês passado a Apple chegou a limitar os serviços de streaming de jogos com a justificativa de que a empresa precisava revisar suas políticas para aprovar cada título (jogo) individualmente (estas regras não se aplicam a serviços de streaming como Spotify e Netflix). Agora, após a atualização das políticas, ao menos será possível reproduzir os jogos em iPhones, embora seja necessário realizar o download de forma individual para cada jogo desejado.

Apple está em conflito com vários desenvolvedores e publicadores de jogos mobile

Já faz algum tempo que a Apple vem recebendo diversas críticas por parte dos desenvolvedores e publicadores de jogos para a App Store. É provável que um dos conflitos você já saiba muito bem sobre: o caso da Epic Games e seu app Fortnite na loja de aplicativos da Apple, de onde o game foi retirado por infringir as políticas da App Store. A Microsoft e o Facebook chegaram a se pronunciar dando apoio a Epic Games na causa.

O que você achou desta decisão da Apple quanto as políticas de jogos em sua loja de aplicativos mobile? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

O melhor celular intermediário para importar?

Conteúdo relacionado

Apple não dará suporte ao xCloud, Google Stadia, entre outros serviços de streaming de jogos
Games

Apple não dará suporte ao xCloud, Google Stadia, entre outros serviços de streaming de jogos

De acordo com afirmações recentes de funcionários da Apple, a empresa não possui intenções de oferecer suporte ao xCloud, Google Stadia, entre outros serviços de streaming de jogos. Entenda o motivo.

Como reinstalar Fortnite com segurança no iPhone (iOS) após remoção da App Store
Games

Como reinstalar Fortnite com segurança no iPhone (iOS) após remoção da App Store

Confira como reinstalar o aplicativo de Fortnite com segurança em seu iPhone (iOS) após a remoção do game da App Store (loja de aplicativos da Apple).

Fortnite é banido da App Store e Google Play, entenda o caso
Games

Fortnite é banido da App Store e Google Play, entenda o caso

Após a Epic Games desafiar as normas da App Store e Play Store, o Fortnite foi banido das lojas, dando início a um movimento anti-truste virtual e a dois processos por parte da Epic Games contra a Apple e Google.