A Apple acaba de publicar as novas diretrizes da App Store e felizmente os serviços de streaming de jogos tem motivos para comemorar. As plataformas Google Stadia, GeForce Now (NVIDIA) e xCloud (Microsoft) anteriormente estava sendo impedidas de executarem seus serviços no iOS devido as políticas de apps de games da "maçã". Porém, com as alterações realizadas agora nas exigências de aplicativos de jogos, será possível rodar os jogos dos serviços de streaming sem problemas no iPhone.

Embora seja uma boa noticia a possibilidade de jogar games da Google Stadia, xCloud e GeForce Now, no iOS, a Apple irá exigir que os aplicativos de jogos sejam baixados individualmente na App Store. As regras dizem que:

"Os jogos oferecidos em uma assinatura de serviço de jogo de streaming devem ser baixados diretamente da App Store, devem ser projetados para evitar pagamento duplicado por um assinante e não devem prejudicar os clientes não assinantes."

A Apple ainda fala em suas regras que:

"Os serviços de streaming de jogos podem oferecer um aplicativo de catálogo na App Store para ajudar os usuários a se inscrever no serviço e encontrar os jogos na App Store, desde que o aplicativo cumpra todas as diretrizes, incluindo a oferta aos usuários da opção de pagar por uma assinatura com compra e uso no aplicativo Sign in with Apple. Todos os jogos incluídos no aplicativo de catálogo devem ser vinculados a uma página de produto individual da App Store."

Revisão de diretrizes da App Store. Fonte: Apple
Revisão de diretrizes da App Store. Fonte: Apple

No mês passado a Apple chegou a limitar os serviços de streaming de jogos com a justificativa de que a empresa precisava revisar suas políticas para aprovar cada título (jogo) individualmente (estas regras não se aplicam a serviços de streaming como Spotify e Netflix). Agora, após a atualização das políticas, ao menos será possível reproduzir os jogos em iPhones, embora seja necessário realizar o download de forma individual para cada jogo desejado.

Apple está em conflito com vários desenvolvedores e publicadores de jogos mobile

Já faz algum tempo que a Apple vem recebendo diversas críticas por parte dos desenvolvedores e publicadores de jogos para a App Store. É provável que um dos conflitos você já saiba muito bem sobre: o caso da Epic Games e seu app Fortnite na loja de aplicativos da Apple, de onde o game foi retirado por infringir as políticas da App Store. A Microsoft e o Facebook chegaram a se pronunciar dando apoio a Epic Games na causa.

O que você achou desta decisão da Apple quanto as políticas de jogos em sua loja de aplicativos mobile? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!