Há exatamente uma semana a Epic Games atualizou o app Fortnite na App Store (loja de aplicativos da Apple no iOS) e devido a uma das implementações que a desenvolvedora do game adicionou, a Apple decidiu retirar o game mobile de sua loja. O motivo foi a adição da possibilidade de compras fora da App Store, contornando o sistema de compras da plataforma de aplicativos da Apple. Em meio a esta situação um tanto quanto desagradável para os jogadores da versão para celulares do jogo (a Google esta fez o mesmo na Play Store), surgiram em sites de venda de produtos usados como, por exemplo, o eBay, iPhones sendo vendidos por um preço surreal, com alguns aparelhos chegando no valor de US$15 mil.

iPhones são vendidos muito acima do valor normalmente cobrado

Após a proibição do download do jogo na App Store, diversos usuários de iPhones decidiram vender seus celulares por um preço muito acima do valor normalmente cobrado, chegando a ser surreal. Foram encontrados aparelhos sendo vendidos por US$15 mil dólares, por exemplo. Confira na imagem abaixo alguns anúncios de venda de iPhones com Fortnite instalado no eBay:

iPhones com Fortnite instalado sendo vendidos no eBay. Fonte: eBay
iPhones com Fortnite instalado sendo vendidos no eBay. Fonte: eBay

Sobre o conflito da Apple com a Epic Games

A alteração após a atualização do aplicativo de Fortnite fez com que os jogadores conseguissem comprar V-Bucks (moedas do game) sem precisar pagar a taxa de 30% para a App Store, pois a compra estava sendo feita diretamente com os servidores da Epic Games, sem passar pelo sistema da pagamento da Apple. Com este acontecimento, a Apple acusou a Epic Games de quebrar as políticas de funcionamento dos jogos da App Store, acarretando a retirada de Fortnite da loja de aplicativos.

O que achou destas pessoas oportunistas que estão vendendo seus iPhones para ganhar em cima de fanáticos de Fortnite ricos? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!