Recentemente a Epic Games lançou uma atualização para a versão mobile do game Fortnite para Android e iOS. Este update permitiu que os jogadores realizassem compras no jogo sem a necessidade de utilizar o sistema de compras da Play Store e da App Store, fazendo com que tanto a Google quanto a Apple retirassem o aplicativo de suas lojas de apps. Curiosamente foram, em meio à confusão, foram encontrados documentos mostrando que a Google bloqueou um acordo entre a OnePlus e a Epic Games, onde dizia que os celulares da fabricante de smartphones chinesa viriam com o jogo Fortnite pré-instalado.

Nos documentos que descreviam o processo era dito que a Google bloqueou o acordo devido à preocupação do aplicativo "contornar a Play Store". Embora a Google não permita que aplicativos possam instalar outros apps, existem lojas de terceiros para Android como a Samsung Galaxy Store, a Epic Games Store, entre outras.

Em meio aos textos dos documentos do processo bloqueado, é dito que a Google também bloqueou um acordo entre a LG e a Epic Games, para a pré-instalação de Fortnite. Há dois anos atrás, quando Fortnite foi lançado, a desenvolvedora do game, a Epic Games, não disponibilizou um app para Android, direcionando os jogadores para o site para utilizar seu launcher para instalar o game nos celulares Android.

Texto do processo:

"A Epic recentemente chegou a um acordo com o OnePlus, um OEM, para permitir que os usuários dos dispositivos móveis OnePlus instalem perfeitamente o Fortnite e outros jogos da Epic tocando em um aplicativo da Epic Games em seus dispositivos - sem encontrar quaisquer obstáculos impostos pelo sistema operacional Android.

Em conjunto com este acordo, a Epic projetou uma versão do Fortnite para determinados dispositivos OnePlus que oferece uma taxa de quadros de última geração (a frequência em que as imagens consecutivas aparecem na tela do dispositivo), proporcionando uma experiência de jogo ainda melhor para os jogadores do Fortnite.

Embora o acordo original entre a Epic e o OnePlus contemplasse a disponibilização desse método de instalação em todo o mundo, o Google exigia que o OnePlus não implementasse seu acordo com a Epic com a exceção limitada de dispositivos móveis vendidos na Índia.

OnePlus informou a Epic que o Google estava "particularmente preocupado que o aplicativo Epic Games teria a capacidade de potencialmente instalar e atualizar vários jogos com uma instalação silenciosa, ignorando a Google Play Store."

Além disto, de acordo com as informações, foi dito também que qualquer renuncia à restrição da Google "seria rejeitada devido ao aplicativo Epic Games servir como um portfólio potencial de jogos e atualizações de jogos". Como resultado, os usuários de dispositivos móveis OnePlus na Índia podem instalar os jogos Epic perfeitamente sem usar a Google Play Store, enquanto os usuários fora da Índia não podem."

O que acha sobre as ações da Epic Games e da Google? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!