Recentemente a Epic Games decidiu entrar com um processo contra a Google. O motivo do processo foram violações antitruste, alegando que as restrições de pagamento do Google na Play Store formaram um monopólio e consequentemente acabaram violando as leis Sherman e California’s Cartwright. A ação ocorreu poucas horas depois de Fortnite ser retirado da Play Store (loja de aplicativos da Google) e da App Store (loja de apps da Apple no iOS).

As acusações da Epic Games contra a Apple e a Google são pelo mesmo motivo: o monopólio sobre a distribuição de software para celulares e o controle sobre o sistema de pagamento dentro dos aplicativos. Porém, no caso da Google, a Epic Games esta especificamente preocupada com o grande papel de distribuição que a Play Store possui, além da exigência da loja de apps que os desenvolvedores aceitem o faturamento da Play Store para qualquer compra em seus apps.

Esta acusação contra a Google é mais difícil de argumentar, pois a Google, responsável pelo sistema operacional Android, controla o seu software de forma flexível comparado a Apple com o iOS. Há exemplos de que a Google não é inflexível como a instalação de lojas de aplicativos de terceiros em seu sistema operacional mobile como, por exemplo o aplicativo da Epic Games. (no Android é possível também instalar aplicativos de terceiros sem o envolvimento de uma loja de apps).

O app mobile do game Fortnite estava disponível por muitos anos para Android através do download do software por fora (sem utilizar a Play Store), mas no mês de abril deste ano o jogo chegou a Play Store. No processo da Epic Games acusa-se que a Play Store estaria fazendo com que a loja fosse o único método de distribuição viável para os aplicativos desenvolvidos para Android.

O Google respondeu sobre o caso ao site The Verge dizendo que Fortnite foi removido da Play Store devido a violação das regras pré-estabelecidas que a empresa já possuía. Foi dito que:

"Para os desenvolvedores de jogos que optam por usar a Play Store, temos políticas consistentes que são justas para os desenvolvedores e mantêm a loja segura para os usuários", disse um representante. "Embora Fortnite continue disponível no Android, não podemos mais disponibilizá-lo no Play porque viola nossas políticas. No entanto, agradecemos a oportunidade de continuar nossas discussões com a Epic e trazer Fortnite de volta ao Google Play."

Quem você acha que está dentro de seus direitos? A Epic Games ou a Google? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!