É provável que muitos já tenham percebido que ao instalar determinado antivírus o PC ficou mais lento para realizar as suas atividades. Pensando nesta linha, será que o antivírus impactaria no desempenho dos jogos? Esta indagação faz sentido se pensarmos que cada segundo em um game competitivo conta, fazendo a diferença entre vencer ou fracassar em uma partida.

Para se ter certeza sobre o resultado deste experimento, o ideal é testar diversas alternativas de antivírus e compará-las com o desempenho de um computador sem antivírus instalado. Pensando nisso, a desenvolvedora de notebooks e desktops chillblast realizou testes em um notebook com as seguintes configurações:

  • CPU Intel Core i7 6700HQ Quad Core
  • 16 GB DDR4 2400 MHz de memória
  • Placa de vídeo GeForce GTX 970M 3GB
  • SSD Samsung 850 EVO de 1 TB
  • Windows 10 Home [1803]

No teste foi medido o desempenho do computador com 6 diferentes antivírus:

  • Norton Internet Security
  • McAfee Internet Security
  • Kaspersky Internet Security
  • BullGuard Internet Security
  • AVG Internet Security
  • Windows Defender (antivírus gratuito que vem com o Windows 10)

Além dos testes com os programas de proteção contra vírus mencionados acima, também foi analisado o desempenho do notebook sem nenhum antivírus. Entre um teste e outro foi feita uma formatação do computador com instalação limpa do Windows, para ter certeza de que não restaria nenhum sinal do antivírus anteriormente instalado.

O teste

Para testar o desempenho em jogos com cada programa de antivírus, foi utilizado o programa de benchmark 3DMark. O teste selecionado para medir o desempenho foi o Fire Strike, um teste exigente de benchmark 3D com DirectX 11 que costuma apresentar uma pontuação confiável. Além disto, foi tomado o cuidado de repetir o teste 3 vezes em cada antivírus para se ter uma média dos resultados.

Teste Fire Strike no 3DMark.
Teste Fire Strike no 3DMark.

Mas os testes não pararam por aí, pois a intenção foi mostrar a maior variedade de situações possível para que o usuário de algum antivírus tenha uma noção mais real do resultado. Então foi utilizado o jogo F1 2017, que possui uma função de benchmark útil em seu menu de configurações gráficas. Os testes foram repetidos 3 vezes em cada antivírus, assim como foi feito anteriormente.

Cena do jogo F1 2017.
Cena do jogo F1 2017.

Ao longo dos testes, para ficar ainda mais realista a situação, foi deixado em segundo plano a Steam aberta, o Skype, o Microsoft Excel e três abas abertas no navegador Chrome.

Os resultados

O resultado utilizando o programa de benchmark 3DMark, com o teste Fire Strike, mostrou que o melhor desempenho de todos foi com o BullGuard Internet Security, até mesmo comparado ao computador sem antivírus algum instalado. Acredita-se que este resultado se deu devido a funcionalidade "Game Booster", que promete otimizar o perfil de energia do Windows e/ou o uso de memória dos aplicativos em segundo plano. Porém, os resultados não pararam de impressionar e o Norton, junto com o Windows Defender, obtiveram excelente desempenho, mesmo comparado a máquina sem antivírus, contrariando a muitos que não colocavam muita fé nestes dois antivírus.

Resultados dos testes utilizando o Fire Strike do 3DMark - Quanto maior a pontuação, melhor. Fonte: chillblast
Resultados dos testes utilizando o Fire Strike do 3DMark - Quanto maior a pontuação, melhor. Fonte: chillblast

Indo para os testes com o jogo F1 2017, novamente temos o desempenho do BullGard acima de todos os outros resultados (até no cenário com a máquina sem antivírus), seguido do Windows Defender e depois do Norton. O restante dos antivírus testados teve um desempenho consideravelmente inferior aos citados acima.

Resultados dos testes utilizando o jogo F1 2017 na resolução 1080p com gráficos no ultra - Quanto maior a pontuação, melhor. Fonte: chillblast
Resultados dos testes utilizando o jogo F1 2017 na resolução 1080p com gráficos no ultra - Quanto maior a pontuação, melhor. Fonte: chillblast

Conclusão

Escolhendo o antivírus correto, é muito provável que você não tenha qualquer diferença de desempenho perceptível nos jogos. É sensato dizer que os antivírus BullGuard Internet Security, o Windows Defender e o Norton Internet Security, tem pouco ou nenhum impacto na taxa de frames por segundo (FPS) nos games. Entretanto, os programas de proteção contra vírus AVG, Kaspersky e McAfee, impactaram perceptivelmente durante os testes gráficos de jogos.