Assim como diversas empresas da indústria de jogos, a Activison e a Infinity Ward decidiram apoiar a causa Black Lives Matter, movimento que surgiu devido aos recentes protestos contra a violência policial contra os negros (episódio de assassinato de George Floid) no último final de semana. Tanto os títulos Call of Duty: Modern Warfare quanto Call of Duty: Warzone estão exibindo várias telas de loading com mensagens sobre o movimento para que o recado seja dado ao maior número de jogadores possível.

Na mensagem colocada pelos desenvolvedores nos games da franquia Call of Duty diz:

"As desigualdades sistêmicas que nossa comunidade experimenta estão novamente no centro do palco. Call of Duty e Infinity Ward representam igualdade e inclusão. Somos contra o racismo e a injustiça que nossa comunidade negra sofre. Até que a mudança aconteça e o Black Lives Matter, nunca seremos verdadeiramente a comunidade que nos esforçamos para ser."

Em Modern Warfare é permitido que os jogadores criem etiquetas de jogo (gamertags) personalizadas onde geralmente há insultos racistas, além de momentos em que durante o bate-papo nas partidas do jogo ocorre o racismo.

Houve também a mesma atitude por parte de outras empresas na indústria dos jogos como, por exemplo, a Sony, adiando seu evento de demonstração de jogos do PS5, o estúdio CD Projekt Red, postergando a live stream de Cyberpunk 2077 Night City Wire, e a Epic Games, adiando seu evento "O Dispositivo" e o lançamento da terceira temporada de Fortnite, a Take-Two Interactive, encerrando temporariamente os jogos NBA 2K, Dragon City e Monster Legends, e a Rockstar games, tirando do ar temporariamente GTA Online e Red Dead Online.

Este é um momento para refletirmos sobre nossas ações e a de outros com relação ao racismo que ronda o nosso dia a dia. O que você está achando da atitude das empresas da indústria de jogos? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!