Todo ano, o Facebook faz uma conferência para desenvolvedores a fim de mostrar as novidades e os próximos passos que a companhia dará. Neste ano, a F8 foi na Califórnia, nos EUA, e devido aos recentes problemas que estão enfrentando, o foco principal foi na privacidade dos usuários. Mais ferramentas serão adicionadas à rede social e às outras redes da companhia, bem como o WhatsApp, o Instagram, o Messenger e o Oculus.

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, abriu o evento com uma apresentação, dizendo como eles estão tendo "uma visão mais ampla de nossa responsabilidade de não apenas das às pessoas ferramentas poderosas, mas também garantir que essas ferramentas sejam usadas para o bem". Na mesma fala ele diz querer continuar construindo novos serviços com a proposta de unir as pessoas de formas significativas.

Zuckerberg abriu o evento com uma apresentação das novas ferramentas do Facebook. (Foto: Divulgação/Facebook)
Zuckerberg abriu o evento com uma apresentação sobre as novas ferramentas do Facebook. (Foto: Divulgação/Facebook)

 

As novas ferramentas anunciadas são:

Clear History

Como um recurso para ajudar o usuário a ter autonomia sobre os seus dados, a ferramenta "Limpar Histórico" foi criada para que o dono de um perfil possa ver os websites e aplicativos que enviam informações quando são acessados. Assim, ele poderá excluir os dados que ficam salvos e ainda desativar a capacidade de armazenamento.

Depois de fazer isso, o Facebook vai poder usar as informações que precisa para análises estatísticas, no entanto, não vai mais ter como deixar esses dados guardados. O lançamento dessa ferramenta vai demorar um pouco, pois a equipe ainda está a desenvolvendo e aprimorando.

Compartilhar no Stories

Mais um lugar para postar stories, só que essa ferramenta permite postar diretamente de outros aplicativos nos stories do Facebook e do Instagram. Por exemplo, se você está ouvindo uma música que gosta no Spotify, é possível postá-la no stories ao tocar no ícone para compartilhar o que está ouvindo direto na câmera do Instagram. Já no Instagram, é possível editar a imagem e postar no feed ou no stories. Funciona assim para outros aplicativos também, e você não precisa conectar um aplicativo à outro.

A ferramenta permite compartilhar o que está ouvindo no Spotify. (Imagem: Reprodução/Facebook)
A ferramenta permite compartilhar o que está ouvindo no Spotify. (Imagem: Reprodução/Facebook)

Grupos

Uma aba especial para os grupos será adicionada ainda este ano, para que o usuário possa navegar de uma maneira mais fácil pelos grupos em que já participa e para poder interagir com o que está sendo postado por cada grupo. A ferramenta também ajuda a encontrar novos grupos do seu nicho.

Paquera

Ferramente vai permitir a realização de um perfil para namoro. (Foto: Reprodução/Facebook)
Ferramente vai permitir a realização de um perfil para namoro. (Foto: Reprodução/Facebook)

Como o Facebook já é uma rede responsável por ligar as pessoas para que elas se conheçam, essa ferramenta só irá melhorar a experiência do encontro. Assim como o Tinder, terá uma aba para as pessoas criarem um perfil de namoro que fica separado do perfil "normal". Dessa forma, a ferramenta paquera irá reunir pessoas de acordo com as preferências de namoro que cada uma selecionou, assim como os interesses e os amigos em comum.

Os Grupos e os Eventos podem ser usados para encontrar pessoas que possuem os mesmos gostos. Porém, não ache que esta conta irá comprometê-lo no "mundo real", pois tudo o que é feito nesse perfil não será mostrado aos amigos. A companhia vai começar a realizar testes neste ano.

Resposta a Crises

Este recurso foi construído de acordo com o feedback que a companhia recebeu da comunidade. Com ele, quando há uma crise, as pessoas podem utilizar o Facebook para relatar e informar os amigos e familiares que estão bem. Assim, todos podem se informar e compartilhar seu conhecimento sobre o que está acontecendo, isso também ajuda na recuperação de comunidades que foram afetadas.

A ferramenta vai ficar disponível a partir das próximas semanas, nos desktops vai aparecer na página inicial do Facebook, e em dispositivos móveis a ferramenta será encontrada ao tocar no botão do menu no App.

Na página de Resposta a Crises aparecerão três recursos: o Safety Check, que avisa amigos e familiares de que você está bem. O link para notícias, fotos e vídeos que ajuda na hora de compartilhar posts públicos sobre alguma crise e para oferecer informações sobre o que está acontecendo. E por último, o Community Help, que auxilia na busca de ajuda por comida, abrigo e transportes quando qualquer tipo de crise acontece.

Investimento nos Desenvolvedores

A equipe do Facebook também decidiu aperfeiçoar suas políticas e os programas voltados para a comunidade de desenvolvedores. Por isso o processo de revisão de aplicativos será reaberto, pois foram feitas alterações para deixá-lo mais abrangente e fundamentado para que o valor de cada API fique garantido, tornando-as mais transparentes e confiáveis.

O que achou das mudanças do Facebook? Comente! E confira as mudanças feitas para o WhatsApp aqui.

Fontes: Newsroom.fb