O Facebook continua atualizando os seus serviços mesmo após os escândalos envolvendo o seu nome no que diz respeito a violação de dados dos usuários na rede social. Há alguns meses, a rede social vem testando um novo modo para que os usuários expressem a sua opinião clicando em cosias. Trata-se do botão "downvote", uma espécie de "não curtir", que aparecerá ao lado dos comentários feitos nas postagens.

Os usuários que utilizam serviços como Reddit ou mesmo o Disqus, uma plataforma de comentários, já é bastante conhecedor da ferramenta, já que, ao invés de contar somente com o botão de positivo, a publicação ainda oferece um botão negativo juntamente com cada comentário.  No Reddit, além de mostrar insatisfação no comentário feito por algum usuário, ele ainda tem a função de tornar os comentários mais ou menos relevantes. 

Dislike
Dislike

No Facebook, é bastante provável que o botão tenha a mesma função. Vele mencionar que as reações tradicionais continuarão funcionando normalmente. Para completar, somente os comentários terão a opção de "não curtir", sendo que as postagens continuarão da mesma forma vista atualmente.

A ideia do Facebook é que os usuários colaborem para uma rede social com comentários de melhor qualidade. A companhia quer que os usuários utilizem o recurso para sinalizar com o botão negativo o que o Facebook considera "comentários "ruins", ou mesmo como ela define como "más intenções ou desrespeito".

Nos últimos dias, vários usuários postaram no Twitter relatos e capturas de tela de pessoas que tiveram acesso a funcionalidade. A novidade está sendo mais disponibilizada na Austrália e Nova Zelândia.

O que ainda não sabemos é se o recurso irá mesmo ser implantado para todos os usuários da rede social. No resta aguardar e ver os próximos passos do Facebook.

E você, o que pensa sobre a novidade? É realmente útil?