O Mercado Livre, em fevereiro deste ano, criou uma campanha na internet para tentar evitar o reajuste dos Correios que, de acordo com o site, iria resultar em um aumento de 51%. A previsão acabou chegando bastante próxima, sendo que o reajuste no frete ficou em até 40%, ao menos para algumas cidades.

A porcentagem em questão foi mencionada pelo portal Cuponomia, que reúne promoções e ofertas. Na pesquisa, o portal comparou preços de entrega dos mesmos produtos em 13 das principais lojas do comércio eletrônico no Brasil, antes e depois dos reajustes dos Correios, nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Salvador.

Conforme o Cuponomia, em uma entrega, no mês passado, antes do reajuste, a entrega de determinado produto para Porto Alegre (RS) custava R$ 12,03. Após a alteração, o valor da entrega para o mesmo local passou a ser de R$ 16,80, um aumento de quase 40%.

Para a cidade de São Paulo, algumas entregas tiveram aumento de 4%. Em uma entrega de um mesmo produto para a cidade de Salvador (BA), foi registrado um aumento de 25% em relação ao último mês.

Ao que tudo demonstra, os moradores do Nordeste podem ser os mais afetados. Os valores das entregas que agora são cobrados em lojas online da cidade de Salvador chegam até ser quatro vezes maior do que para as entregas dos mesmos produtos na cidade de São Paulo ou mesmo Porto Alegre.

Vale mencionar que os valores nos Correios pode afetar não somente o valor dos fretes feitos através da agência estatal, mas ainda impactar nos valores das transportadoras terceirizadas e ainda outras empresas envolvidas em todo o processo de logística.