Desde a última segunda-feira (27) os Correios passaram a cobrar R$ 15 de todas as encomendas internacionais que chegam pela empresa no Brasil. A cobrança é referente ao despacho postal.

O valor estava sendo cobrado até então somente para objetos tributados pela Receita Federal. Agora, de acordo com os Correios, "Porém, com o aumento das importações, a empresa precisou injetar mais recursos na operação para manter o padrão do serviço".

A companhia alega, que mesmo assim, o valor cobrado ainda é quatro vezes menor se compararmos com a média aplicada por outros operadores logísticos. No entanto, o despacho postal não deve ser considerado um tributo ou frete.A cobrança se aplica em atividades de suporte de tratamento aduaneiro realizadas pelos Correios, o que envolve desde o recebimento dos objetos, inspeção por raio X, a formalização da importação no sistema da Receita Federal, tratamento de inconformidades, assim como recolhimento e repasse dos impostos à Receita Federal, em casos de tributações. Além disso, faz parte do processo a disponibilização das informações ao importador via internet.

Sendo assim, aqueles que estiverem aguardando encomendas do exterior precisam acessar o sistema de rastreamento de objetos dos Correios e efetuar o pagamento referente ao despacho postal, o qual pode ser realizado por meio de boleto bancário ou cartão de crédito para liberação da encomenda. Com isso, o prazo de entrega do objeto estabelecido no momento da compra passa a contar somente após o pagamento do despacho postal.

Fonte: Agência Brasil, Correios