Muitos brasileiros costumam fazer compras em sites de outros países, principalmente da China. Quem costuma realizar tais compras com alguma frequência sabe muito bem que as entregas costumam demorar muito tempo, no geral, meses. Em alguns casos, ela nunca chega.

O processo envolve o envio internacional, que precisa passar pela liberação da Receita Federal. Após isso, o produto acaba sendo submetido ao centro dos Correios em Curitiba, onde costuma passar um período bastante longo.

Os Correios, para explicar o motivo da demora das entregas, publicaram um vídeo mostrando todos os processos pelos quais as encomendas costumam passar, sendo possível constatar algumas críticas às lojas internacionais, principalmente as chinesas. A estatal diz que a falta de padronização nas etiquetas e preenchimento impreciso, muitas vezes dados como ausentes, como CEP, leva os funcionários gastarem um tempo maior que o habitual para resolver esse tipo de situação.

Assim, o órgão precisa levar mais tempo na triagem das encomendas, sendo que as que não possuem código de rastreio são oferecidas como frete grátis pelos vendedores.

Vídeo incorporado do YouTube

Os vídeos têm como objetivo ressaltar as vantagens dos fretes pagos, que prometem o produto entregue em até três dias úteis após a liberação da Receita Federal. Porém, vale ressaltar que estes são os que mais correm risco de sofrer alguma taxação.

Outros dados mostrados são referentes ao volume de encomendas que desembarcam em Curitiba diariamente, ou seja, 300 mil pacotes por dia. Do total, apenas 20% não tem origem da China.

Infelizmente, as notícias para quem gosta de realizar compras de outros países não são das melhores. Os Correios pretendem fechar 500 agências em todo o país após ter reajustado os seus preços.

E você, tem feito compras em sites internacionais? Qual foi a experiência?