No início da pandemia Covid-19, a escassez de máscaras respiratórias N95 apresentou uma situação terrível para os trabalhadores da saúde e da linha de frente que mais precisavam desses insumos. Trabalhadores da saúde tiveram que usar suas máscaras N95 descartáveis por semanas. E a solução era desinfetar as máscaras para serem redistribuídas e reutilizadas.

Entretanto, as máscaras N95 foram projetadas para uso único. Em tempos normais, elas não devem ser descontaminadas e reutilizadas. Mas não são tempos normais. A COVID-19 resultou em drástica escassez de EPI em todo o mundo, e deixou muitos sistemas hospitalares considerando opções para reutilizar seus equipamentos normalmente descartáveis. Aqui veremos 4 diferentes técnicas utilizadas pelos profissionais para descontaminar e reutilizar máscaras N95.

Quem precisa de uma máscara N95?

Imagem de Alexandra_Koch por Pixabay.
Imagem de Alexandra_Koch por Pixabay.

Primeiramente, cabe ressaltar que a máscara N95 não é indicada para uso rotineiro do público em geral. Ela é feita de polipropileno. Estes respiradores filtram pelo menos 95% das partículas muito pequenas (0,3 mícrons).

As máscaras N95 são capazes de capturar 95%, 99% e 99,9% das partículas, menores até 0,3 mícrons de tamanho. As N95 FFRs são capazes de filtrar todos os tipos de partículas, incluindo bactérias e vírus.

A indicação dessas máscaras é para os profissionais de saúde e da linha de frente que estão atendendo pacientes com sintomas de tosse, resfriado e pacientes sob investigação da COVI-19.

Os Métodos para descontaminar e reutilizar uma máscara N95

Um estudo de laboratório comparou 4 diferentes métodos de descontaminação da máscara N95. Os 4 métodos foram radiação UV, calor de 70 graus Celsius, 70% etanol e peróxido de hidrogênio vaporizado.

Foi analisada a capacidade de cada método de reduzir a contaminação do SARS-CoV-2, e também foi avaliado o efeito de cada método na função respirador. A descontaminação foi medida pela realização de culturas virais tituladas em vários períodos de tempo após cada método de descontaminação e em um controle.

Os Resultados dos testes

A única técnica que eliminou completamente o vírus foi o peróxido de hidrogênio vaporizado. A luz UV e o calor também pode ter eliminado todo o vírus, mas isso não foi realmente comprovado.

A técnica do etanol não é baseada no tempo, mas sim com base no número de aplicações. 5 aplicações de 70% de etanol NÃO elimina completamente o vírus, o que os autores dizem ser consistente com pesquisas anteriores.

O tempo médio em que apenas 1 em cada 1 milhão de partículas virais permaneceram vivas foi:

  • Etanol: 13 minutos
  • Calor: 93 minutos
  • UV: 125 minutos
  • Peróxido de hidrogênio vaporizado: 16 minutos

Além disso, a integridade de todas as máscaras diminuiu a cada descontaminação. Olhando apenas as estimativas de pontos, a integridade foi boa para todos os métodos após a primeira descontaminação, mas caiu abaixo dos níveis aceitáveis após a segunda descontaminação com etanol, e a terceira descontaminação com luz UV e calor.

No entanto, os intervalos de confiança de 95% cruzam a meta de integridade aceita após 2 ciclos de descontaminação para cada método. Portanto, 1 ciclo de descontaminação deve ser o máximo aceitável.

Como reutilizar a máscara N95?

Quando você não estiver usando a máscara, guarde-a em um recipiente de plástico fechado. Antes de reutilizar a N95, deixe-a em uma atmosfera seca por 3 ou 4 dias. O polipropileno da N95 é hidrofóbico e contém umidade zero.

A COVID-19 precisa de um hospedeiro para sobreviver. O vírus pode sobreviver em uma superfície metálica por até 48 horas, em plástico por 72 horas e em papelão por 72 horas. Uma dica é ter quatro máscaras N95, e numerar-as de 1 a 4. No primeiro dia use a máscara 1, depois deixe-a isolada por 3 ou 4 dias. No dia 2 use a máscara 2 e deixe por 3 ou 4 dias. O mesmo para o dia 3 e dia 4.

Outro método é esterilizar a máscara N95 no forno elétrico (sem entrar em contato com o metal) a 70 graus C por 30 minutos. Ou use um clipe de madeira para pendurar o respirador no forno da cozinha.

Alternativas às máscaras N95

Se você deseja uma máscara que não seja descartável, ou seja, que você possa usar algumas vezes, existem outras alternativas. As máscaras comumente usadas são as máscaras de pano e as máscaras cirúrgicas.

Máscara de pano

Imagem de Christo Anestev por Pixabay.
Imagem de Christo Anestev por Pixabay.

As máscaras de tecido não são recomendadas para cuidar de pacientes infectados, pois elas não fornecem proteção adequada, mas ainda são melhores para uso rotineiro do que nenhuma proteção.

No entanto, o uso de um filtro HEPA com uma máscara facial pode aumentar sua eficácia, mas leva a mais dificuldade para respirar. Um filtro de ar particulado de alta eficiência (HEPA) é um filtro com pelo menos 99,97% de eficácia na remoção de partículas mono-dispersas de 0,3 micrômetros de diâmetro.

As máscaras de pano devem ser lavadas corretamente e com frequência, e deixadas secar ao ar livre.

Máscara cirúrgica

Imagem de Markus Winkler por Pixabay.
Imagem de Markus Winkler por Pixabay.

Com encaixe solto, o dispositivo descartável feito de polipropileno pode ser eficaz no bloqueio de gotículas de partículas, respingos, sprays que podem conter germes, impedindo-os de atingir a boca e o nariz. Entretanto, ela não bloqueia pequenas partículas no ar que podem ser transmitidas por tosse ou espirro nas proximidades.

Podem serem utilizadas por pessoas doentes com infecções respiratórias e sintomas como tosse, espirro e febre, e profissionais de saúde e trabalhadores da linha de frente na falta de máscaras N95.

Quando descartar uma máscara N95?

  1. Descarte a N95 após o uso durante procedimentos de geração de aerossol.
  2. Descarte máscaras contaminadas com secreções sanguíneas, respiratórias ou nasais, ou outros fluidos corporais de pacientes infectados.
  3. Após contato próximo com qualquer paciente infectado.
  4. Considere o uso de um escudo facial limpo sobre a N95 quando possível, para reduzir a contaminação superficial do respirador.

Como descartar uma máscara usada?

As máscaras N95 usadas devem ser tratadas como lixo hospitalar. Diferentes germes podem sobreviver em uma máscara usada. Especialistas acreditam que o coronavírus, quando exposto, pode sobreviver entre algumas horas e alguns dias.

Por isso, não jogue sua máscara N95 usada indiscriminadamente em lixeiras abertas ou qualquer outro lugar exposto. Isso pode representar um potencial risco para a saúde das pessoas que entram em contato com as máscaras, incluindo trabalhadores de limpeza urbana.

As máscaras infectadas têm secreções respiratórias e podem ser dispersas e transmitidas pelo ar. Então, por favor, seja sensível. Sempre lave as mãos antes e depois de tirar a máscara.

Da mesma maneira, a máscara cirúrgica precisa ser descartada com muito cuidado. Ela deve ser removida do queixo para cima e deve-se ter o cuidado de removê-la pelas cordas, a fim de não tocar na parte frontal do rosto ao tirar a máscara.

Depois de tirar a máscara, por favor dobre-a metade para dentro, de tal forma que gotículas da boca e nariz não sejam expostas. Em seguida, dobre a máscara em outra metade, até parecer um rolo. A máscara também pode ser enrolada com seu próprio elástico para que não se abra. Em seguida, enrole a máscara em um papel toalha, higiênico ou saco de polietileno, e descarte-a imediatamente no lixo.