O Brasil está atualmente vacinando idosos e profissionais da linha de frente ao combate do Coronavírus. Porém, mesmo que você já tenha recebido as duas doses da vacina, ainda é necessário o uso de máscaras de proteção. Há uma série de modelos diferentes de máscaras, sendo as de tecido as mais populares. Porém, é sabido que há modelos mais eficientes do que a máscara de pano, e aqui vamos entender a diferença entre dois desses modelos, que é a máscara N95 e a máscara KN95.

Como funciona uma máscara N95, e como é diferente de uma máscara KN95? Qual delas é mais eficaz contra a Covid-19? É o que veremos adiante.

Como está a oferta de máscaras N95 e KN95 no mercado?

Desde o início da pandemia de Covid-19, as máscaras respiratórias N95 foram amplamente aceitas como a melhor proteção contra o coronavírus. E quando fabricadas com as especificações corretas, a equivalente chinesa máscara KN95 é considerada uma linha alternativa de defesa.

No início da pandemia, as máscaras desses padrões estavam em falta - mesmo para os profissionais de saúde de linha de frente, nos principais hospitais do mundo. E até recentemente, o uso dessas máscaras pelo público em geral era quase impossível.

À medida que o tempo passou, a disponibilidade de equipamentos de proteção individual, como máscaras certificadas, melhorou, e máscaras N95 e KN95 começaram a aparecer nas lojas para o público em geral.

Máscaras que se encaixam na descrição e aparência da N95 ou KN95 estão agora sendo vendidas em diversos sites.

Máscaras N95 vs KN95

Ambas as máscaras N95 e máscaras KN95 são feitas de múltiplas camadas de material sintético (polímero plástico de polipropileno) e são projetadas para serem usadas sobre a boca e o nariz. Alças atrás da orelha ajudam a manter a máscara firme no rosto. Ambas as máscaras devem filtrar e capturar 95% das minúsculas partículas de 0,3 mícricas no ar (daí o "95" no nome).

As máscaras N95 oferecem proteção contra partículas de tamanho de 0,3 mícrons. O Coronavírus em si tem cerca de 0,1 mícrons de tamanho, mas geralmente é ligado a algo maior, como gotículas que são geradas ao respirar e falar. Devido às múltiplas camadas, a máscara N95 é ótima para evitar que partículas aéreas penetrem nossa boca e nariz.

Mas qual a diferença da N95 para as máscaras KN95? A principal diferença está na forma como as máscaras são certificadas. A máscara N95 é o padrão dos EUA, enquanto a KN95 é o padrão da China. Por isso, nos Estados Unidos, apenas as máscaras N95 são aprovadas para uso por profissionais de saúde. Porém, as máscaras KN95 tem muitas das mesmas propriedades protetoras da N95.

Diferenças entre as máscaras N95 e da NK95

A maioria das diferenças entre os padrões de máscaras são pequenas, e não seriam interessantes para o público em geral. Aqui estão as principais diferenças:

1. Para ser certificado como uma máscara KN95, o governo chinês exige que o fabricante execute um teste especial de ajuste de máscara em humanos reais, com vazamento menor do que 8%. O padrão da máscara N95 não exige que os fabricantes executem testes de ajuste. Isso não significa que os testes de ajuste não são úteis.

2. As máscaras N95 têm requisitos ligeiramente mais rigorosos para queda de pressão durante a inalação. Isso significa que elas são um pouco mais respiráveis do que as máscaras KN95. Não se preocupe, apesar de às vezes sentir dificuldade para respirar através de máscaras, morrer de falta de oxigênio é muito improvável quando se usa uma máscara.

Porque a máscara N95 protege melhor?

Foto de Ashkan Forouzani em Unsplash.
Foto de Ashkan Forouzani em Unsplash.

De acordo com um relatório citado por Centro Nacional de Informações de Biotecnologia, parte da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos e institutos nacionais de saúde, os respiradores N95 têm duas principais vantagens sobre as máscaras de pano ou máscaras cirúrgicas.

Primeiramente, as máscaras N95 são mais de 95% eficientes na filtragem de partículas de 0,3-μm. O estudo também descobriu que as máscaras N95 geralmente se encaixam melhor sobre o rosto e ao redor do pescoço, garantindo que gotículas e partículas não vazem ao redor da máscara.

Os profissionais de saúde da linha de frente e aqueles que têm contato próximo com os pessoas potencialmente infectadas pela Covid-19 devem ter prioridade no uso desse equipamento.

Além disso é importante ressaltar que as máscaras N95 não foram projetadas para serem usadas por crianças ou pessoas com muita barba. Um dos principais benefícios de uma máscara N95 é sua capacidade de fixar um selo apertado ao redor do rosto; Portanto, o rosto de uma criança ou um rosto com barba não permitirá que a máscara ofereça a mesma proteção.

Outra coisa a ser lembrada é que embora as máscaras N95 ofereçam maior proteção, elas não são uma substituição para o distanciamento social, a higiene das mãos e a limitação das interações de pessoa para pessoa sempre que possível.

A máscara KN95 ainda é uma boa opção para o público em geral

Imagem de Markus Winkler por Pixabay.
Imagem de Markus Winkler por Pixabay.

Como falamos anteriormente, a máscara N95 é ideal para os profissionais de saúde e outros que lidam com pessoas potencialmente infectadas. Entretanto, só porque as máscaras KN95 não atendem aos padrões necessários para esses profissionais, não significa que elas são inúteis.

As máscaras KN95 que não atendem aos padrões regulatórios ainda fornecem mais proteção respiratória do que máscaras cirúrgicas ou de pano, e podem ser usadas em certos ambientes clínicos.

A máscara KN95 pode ser usada em vez de máscaras cirúrgicas, ou de procedimento para atividades que envolvem contato limitado com fluidos corporais, uma vez que a KN95 não é destinada à repelência de fluidos. Mas esta máscara só deve ser usada como último recurso no tratamento de pacientes com COVID-19.

Como identificar uma máscara N95 falsificada?

Existem algumas medidas de precaução que você pode tomar para determinar se as máscaras que você está comprando são falsificadas:

  1. Ausência do selo de aprovação do NIOSH.
  2. A máscara tem laços de ouvido em vez de faixas na cabeça.
  3. O número de aprovação do TC não está listado na máscara ou da faixa da cabeça.
  4. A empresa vendedora alega que pode usar em crianças.
  5. Há presença de complementos decorativos.
  6. O número do lote de fabricação não é visível na face da máscara.

Quais são as máscaras aprovadas pela Anvisa?

A Agência de Vigilância Sanitária - ANVISA - publicou a Resolução-RE nº 1.480/2020 com uma lista de fabricantes de respiradores particulados (N95, PFF2 ou equivalente) falharam nos testes de eficiência de 95% de filtragem de partículas, realizado pelo National Institute for Occupational Safety and Health - NIOSH.

De acordo com a normativa, a ANVISA também levou em consideração informações obtidas junto à autoridade sanitária americana Food and Drug Administration - FDA - com as máscaras que não são mais elegíveis nem autorizados a serem comercializados ou distribuídos nos Estados Unidos como Respiradores para Particulados.

Entretanto, a Resolução alerta que a medida de fiscalização pode ser reconsiderada no caso de laudo emitido por Laboratório certificado pelo Inmetro ateste eficiência de filtração em concordância com o padrão requerido para Respiradores para Particulados (N95, PFF2 ou equivalente).

Para conferir a lista, acesse este link.