Na tarde desta quinta-feira (11), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou novas regras sobre o uso de máscaras nos aeroportos brasileiros e durante os voos. O órgão definiu quais modelos poderão ser utilizados e quais deverão ser descartados pelos cidadãos.

Além da vacinação em massa, o uso de máscaras e o distanciamento social são às únicas maneiras de combater a propagação da doença.

Novas regras

Atualmente há diversos modelos de máscaras que estão sendo comercializados, como a M85, modelo transparente feito de acrílico e que não atinge os níveis mínimos de proteção por não garantir uma boa aderência ao rosto e permitir que gotículas possívelmente infectadas sejam expelidas.

  • A máscara deve estar bem ajustada ao rosto, cobrindo o nariz e boca, sem aberturas que permitam a entrada ou saída de ar e gotículas respiratórias;
  • Bandanas e lenços não serão permitidos;
  • Uso isolado (sem máscara) de protetor facial do tipo "face shield" não é permitido;
  • Máscaras de acrílico ou de plástico transparente não serão permitidas;;
  • Máscaras com válvula de expiração não serão permitidas;
  • Máscaras de tecido confeccionadas artesanal ou industrialmente com material como algodão e tricoline continuam permitidas, mas devem possuir mais de uma camada de proteção e ajuste adequado ao rosto;
  • Dentro das aeronaves e nos terminais aeroportuários só será permitido retirar a máscara para hidratação ou para alimentar crianças com idade inferior a doze anos, idosos e viajantes que sejam portadores de doenças que requeiram dieta especial;
  • Pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado da proteção e crianças com menos de três anos de idade não serão obrigadas a usar a proteção facial.

Quem descumprir as determinações não será multado, porém poderá ser impedido de embarcar ou de permanecer no aeroporto. No Estado de São Paulo, um decreto assinado pelo governador João Dória (PSDB), estipula multa de até R$ 236 mil e detenção para quem não utilizar máscara nos locais públicos.

Leia também:

Covid-19 no Brasil

Atualmente o país contabiliza mais de 270 mil mortes pelo novo Coronavírus (Covid-19) e uma média móvel de 2.349 óbitos nas últimas 24 horas. Ao contrário dos demais países que avançam na vacinação, o Brasil possui apenas 4,26% da população, número que equivale a pouco mais de 9 milhões de pessoas.

Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.