Os astrônomos alcançaram um marco significativo ao descobrirem campos magnéticos fortes e bem organizados na borda do buraco negro Sagittarius A (Sgr A), localizado no centro da Via Láctea. A descoberta amplia nosso entendimento sobre a composição dos buracos negros, pois sugere que esse magnetismo intenso seja uma característica universal de todos os buracos negros do Universo.

Astrônomos encontram campo magnético em um buraco negro

A descoberta foi realizada através de uma imagem obtida pelo Telescópio Event Horizon (EHT, em inglês) e os resultados foram publicados em dois artigos na The Astrophysical Journal Letters.

O buraco negro conhecido como Sgr A está localizado a cerca de 27 mil anos-luz da Terra. A nova imagem revelou que ele tem um campo magnético parecido com o de outro buraco negro gigante chamado M87, que fica na galáxia Messier 87. Isso sugere que campos magnéticos fortes podem ser comuns em todos os buracos negros, não importa o tamanho ou onde estejam.

Pelo X (antigo Twitter), a equipe da Event Horizon 'Scope anunciou a novidade:

Tradução em português:

Notícias de última hora: a equipe do Event Horizon Telescope revela fortes campos magnéticos espiralando na borda do buraco negro central da Via Láctea, Sagitário A *. Esta nova imagem sugere que fortes campos magnéticos podem ser comuns a todos os buracos negros.

Para ver o campo magnético, os astrônomos usaram luz polarizada, que revela detalhes sobre o gás e o que acontece ao redor dos buracos negros. Mas isso é difícil de fazer porque o Sgr A se move rápido, tornando difícil capturar com precisão essa luz polarizada.

Mariafelicia De Laurentis, cientista do Projeto EHT, diz que comparar os dados de diferentes buracos negros é importante para entender melhor como eles funcionam. Se os dois buracos negros têm campos magnéticos fortes, isso pode ser algo que todos os buracos negros têm.

Pesquisas anteriores mostraram que o M87 pode lançar jatos de material para fora por causa de seus campos magnéticos. As novas imagens sugerem que o mesmo pode acontecer com o Sgr A, mas ainda não temos certeza.

O projeto EHT continuará observando o Sgr A em abril deste ano. Eles esperam aprender mais sobre o sistema e talvez até descobrir o jato de material que está escondido perto do buraco negro. Esse projeto envolve 300 pesquisadores de diferentes partes do mundo e promete trazer novas informações sobre os buracos negros.