A NASA está buscando voluntários para uma simulação de vida em Marte, que ocorrerá em um habitat impresso em 3D de 157 metros quadrados no Johnson Space Center em Houston, Texas. Este projeto, que visa entender melhor os desafios da exploração humana do planeta vermelho, simulará a vida em Marte por um ano.

Os participantes enfrentarão situações semelhantes às que poderiam ocorrer em missões reais, como limitações de recursos, falhas de equipamentos e atrasos na comunicação.

Os critérios de seleção para os candidatos incluem ser cidadão ou residente permanente dos EUA, ter entre 30 e 55 anos, ser não fumante, ser proficiente em inglês, possuir uma pós-graduação em STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) ou em medicina, e ter experiência profissional relevante ou de pilotagem.

Este esforço é parte do programa CHAPEA (Crew Health and Performance Exploration Analog), que busca preparar a NASA para futuras missões de longa duração fora da Terra.

Imagine você vivendo em Marte, essa é a ideia da missão que busca voluntários; Foto ilustração
Imagine você vivendo em Marte, essa é a ideia da missão que busca voluntários; Foto ilustração

Durante a simulação, os participantes viverão e trabalharão como se estivessem no planeta Marte, realizando tarefas de pesquisa, simulações de caminhadas espaciais e gerenciamento de recursos, tudo enquanto estão isolados do mundo exterior. Essa experiência ajudará a NASA a coletar dados valiosos sobre os aspectos psicológicos e físicos da vida em ambientes isolados e confinados, essenciais para o sucesso de futuras missões tripuladas a Marte.

Abaixo um vídeo demonstra como são feitas as habitações criadas em impressoras 3D gigantes:

Como participar?

Para participar da Missão de Simulações de Marte de 12 meses do CHAPEA, as inscrições estarão abertas de 16 de fevereiro de 2024 até terça-feira, 2 de abril de 2024. É necessário ser cidadão ou residente permanente dos EUA. Após a submissão, as respostas são finais. O processo de seleção pode levar de 12 a 14 meses, incluindo uma verificação de antecedentes criminais.