Na noite desta terça-feira (13), o foguete Kairos, da empresa japonesa Space One, teve um lançamento frustrado na região de Wakayama. Ele explodiu apenas cinco segundos após sair da plataforma, estragando os planos do seu voo que daria início a uma missão que tinha o objetivo de levar um pequeno satélite experimental de testes militares do Japão ao espaço. A explosão do foguete foi visível próximo às montanhas da região, bem como sua fumaça.

Foguete Kairos explode em seu lançamento no Japão

A Space One explicou que o lançamento foi feito, mas eles precisaram tomar uma medida para interromper o voo, e agora estão investigando o que deu errado. O foguete Kairos tem três estágios: dois com propelente sólido e um com propelente líquido. Até o momento, a agência não soube explicar o que causou a explosão.

É importante lembrar que falhas como essa são comuns em testes de novos foguetes. A SpaceX, por exemplo, teve problemas semelhantes com o foguete Starship. O presidente da Space One, Masazaku Toyoda, destacou que é através desses testes que eles aprendem e se preparam para futuros desafios.

Sobre a Space One

A Space One foi criada em 2018 para atender às demandas do mercado de pequenos satélites. O foguete Kairos foi desenvolvido para transportar cargas úteis para órbitas específicas. E o mais interessante é que ele é o primeiro foguete orbital desenvolvido exclusivamente com apoio privado, sem a ajuda da agência espacial japonesa JAXA.

Mesmo com o fracasso nesse seu primeiro lançamento, a Space One planeja continuar trabalhando no Kairos e espera realizar até 20 lançamentos espaciais por ano no futuro.

Antes de você ir...

Você sabe dizer qual a distância da galáxia mais perto da Via Láctea, a galáxia onde moramos? Veja a resposta em um dos nossos artigos científicos.