Hoje é um dia histórico para a exploração espacial, pois a SpaceX, empresa de Elon Musk, lançará a Starship, a nave mais poderosa do mundo. O lançamento está previsto para acontecer nesta segunda-feira às 9h (horário de Brasília), e você pode assistir ao evento ao vivo através do Youtube, vídeo logo abaixo.

O voo de hoje marca a história da SpaceX, pois será a Starship a nave responsável por várias missões espaciais, dentre elas uma volta tripulada pela Lua. Não somente, a Starship é a nave que pretende povoar Marte, sugndo os planos da SpaceX.

O que é a nave Starship?

Nave Starship; Foto: SpaceX
Nave Starship; Foto: SpaceX

A Starship é uma nave revolucionária, projetada para ser totalmente reutilizável e capaz de transportar até 100 pessoas em viagens interplanetárias. Com um sistema de propulsão inovador, a nave tem como objetivo principal levar humanos a Marte e estabelecer uma colônia no Planeta Vermelho. Além disso, a Starship também será usada em missões de transporte de carga e satélites, viagens à Lua e até mesmo voos de longa distância na Terra.

Super Heavy

Superheavy; Foto: SpaceX
Superheavy; Foto: SpaceX

O Super Heavy é a primeira etapa ou impulsionador do sistema de lançamento da Starship, que é um veículo de lançamento espacial desenvolvido pela SpaceX. Projetado para ser completamente reutilizável, o Super Heavy é responsável por fornecer a maior parte da energia necessária para impulsionar a Starship para fora da atmosfera da Terra e em direção ao espaço.

Alimentado por 33 motores Raptor que utilizam metano líquido sub-resfriado (CH4) e oxigênio líquido (LOX) como combustível, o Super Heavy proporciona um enorme impulso para levar a Starship para o espaço. Após a separação da Starship, o Super Heavy retorna à Terra, reentrando na atmosfera e pousando de volta no local de lançamento para ser preparado para futuros lançamentos. O objetivo deste design reutilizável é reduzir significativamente os custos de lançamento e tornar as viagens espaciais mais acessíveis e sustentáveis.

Essa é a Starship com o Superheavy:

Starship + Superheavy
Starship + Superheavy

Motor Raptor

Motor Raptor; Foto: SpaceX
Motor Raptor; Foto: SpaceX

O motor Raptor é um motor reutilizável de metano-oxigênio com combustão em estágios que alimenta o sistema Starship e possui o dobro do impulso do motor Merlin do Falcon 9. A Starship será alimentada por seis motores, sendo três motores Raptor e três motores Raptor Vacuum (RVac), projetados para uso no vácuo do espaço. O Super Heavy será alimentado por 33 motores Raptor, com 13 no centro e os 20 restantes ao redor do perímetro da extremidade traseira do propulsor.

Update: Voo cancelado

Após a tentativa de lançamento, a Staship teve seu voo cancelado.

Você pode ver tudo que aconteceu no vídeo abaixo:

Como seria o voo?

O lançamento de hoje marcaria uma etapa importante no desenvolvimento e teste da Starship, que já passou por diversos testes de voo e aprimoramento de seus sistemas.

O primeiro voo orbital da Starship, com duração de aproximadamente 1h30min, não levará passageiros a bordo e será considerado orbital, pois ultrapassará a Linha de Kárman, situada 100 km acima do nível do mar, que estabelece a fronteira espacial.

A SpaceX já descreveu os principais momentos planejados para a missão, que podem sofrer alterações:

  • 0min55s: foguete alcança o "Max Q", que corresponde ao pico de estresse mecânico;
  • 2min52s: ocorre a separação dos dois estágios (foguete e nave), e o foguete inicia o processo de pouso na água, na área do Golfo do México;
  • 2min57s: motor da Starship é ativado;
  • 9min20s: motor da Starship é desligado, e a nave prossegue em órbita terrestre;
  • 1h17min21s: após completar uma volta ao redor do planeta, a nave sai da órbita terrestre e começa a reentrada na atmosfera;
  • 1h30min: Starship aterrissa no Oceano Pacífico, perto da costa do Havaí.

10 coisas que você precisa saber sobre a Starship

  1. A Starship é uma nave espacial totalmente reutilizável.
  2. Projetada para transportar até 100 pessoas ao espaço e a outros destinos no sistema solar.
  3. Projetada para voos de longa duração e com capacidade de reabastecimento no espaço.
  4. A Starship tem 50 metros de altura e 9 metros de diâmetro.
  5. A Starship possui uma capacidade de carga útil de mais de 100 toneladas métricas.
  6. A nave é alimentada por seis motores Raptor.
  7. A Starship é construída a partir de aço inoxidável de alta resistência.
  8. A Starship será usada para missões variadas, incluindo viagens a Marte, a Lua e voos comerciais ao redor da Terra.
  9. A Starship também é projetada para ajudar na construção de uma base lunar permanente e na exploração de Marte.
  10. A Starship é uma parte fundamental do plano de Elon Musk para tornar a vida multi-planetária e proteger a existência da humanidade.

Vídeo incorporado do YouTube

Fique ligado nos links fornecidos e não perca a oportunidade de assistir ao vivo ao lançamento desta incrível nave espacial.