O Rover Cruisity encontrou um símbolo de "Star Trek" no planeta Marte. Recentemente, após a publicação da imagem pelo site Mars Curiosity, o astrônomo amador O astrônomo amador Scott Atkinson brincou no "X" (novo Twitter) dizendo que o icônico emblema em forma de delta utilizado pelos oficiais da Frota Estelar nos uniformes foi encontrado pelo rover Curiosity.

Símbolo de Star Trek aparece em foto tirada pelo rover Curiosity

Foto obtida pelo rover Curiosity da NASA no início de janeiro tem símbolo de Star Trek em Marte. Fonte: NASA
Foto obtida pelo rover Curiosity da NASA no início de janeiro tem símbolo de Star Trek em Marte. Fonte: NASA

A imagem fornecida pelo Jet Propulsion Laboratory (JPL) [1] foi tirada pela câmera de navegação esquerda do rover Curiosity no dia 4062 da missão (9 de janeiro de 2024). Após a publicação desta imagem no site Mars Curiosity, Scott Atkinson, um astrônomo amador, disse o seguinte no "X":

Aposto que os fãs de Star Trek da equipe @MarsCuriosity sorriram como Cheshire Cats quando viram esta nova imagem aparecer em suas telas.

[1] Jet Propulsion Laboratory (JPL) é um centro tecnológico de pesquisa da NASA, responsável pelo desenvolvimento manuseamento de sondas espaciais não tripuladas.

Rover Curiosity da NASA tira foto em Marte com uma rocha que lembra o símbolo da famosa série Star Trek. Fonte: NASA
Rover Curiosity da NASA tira foto em Marte com uma rocha que lembra o símbolo da famosa série Star Trek. Fonte: NASA

A chegada do rover Curiosity no planeta Marte ocorreu no dia 5 de agosto de 2012. Até hoje ele continua a coletar informações sobre o "planeta vermelho". Em setembro de 2023, funcionários do JPL disseram:

Diferentes camadas do Monte Sharp representam diferentes épocas da história marciana. À medida que o Curiosity sobe, os cientistas aprendem mais sobre como a paisagem mudou ao longo do tempo.

Atualmente o rover está em uma zona cheia de sulfato, "que pode ser a camada de elevação mais alta já visitada", segundo os funcionários do JPL. Segundo uma atualização do dia 9 de janeiro do blog da missão, o Curiosity tirou as fotos onde os fãs de Star Trek encontraram o famoso símbolo da série. Neste momento, o rover estava tentando fazer "contato com a ciência em um bloco plano de rocha escura", onde o objetivo era examinar nas rochas "a composição e textura das faixas escuras" que a equipe responsável tem observado.

Devido ao sucesso do Curiosity na cratera Gale em Marte, a NASA enviou outro rover, Perseverance, para a cratera Jezero no ano de 2020. O objetivo é encontrar sinais de vida antiga em Marte.