Depois de uma missão de duas semanas repleta de conquistas, a Índia anunciou no sábado, 2 de setembro, que seu rover lunar, Pragyan, foi colocado em modo de hibernação na Lua. A notícia é um marco significativo na exploração espacial, pois foi a primeira vez que uma nave espacial chegou ao polo sul da Lua, e agora, com a missão cumprida, ele pôde ser desativado, e quem sabe ser religado novamente no futuro.

Índia coloca rover Pragyan em modo hibernação na Lua

A Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) confirmou que o rover Pragyan foi desativado, mas permanece em um estado de "hibernação" com as baterias carregadas e o receptor ligado. A ideia é poder usá-lo novamente em tarefas futuras, mas caso não ocorra um "despertar bem-sucedido", o rover permanecerá na Lua como um embaixador lunar da Índia.

A missão lunar da Índia, conhecida como Chandrayaan-3, ganhou destaque ao pousar suavemente na Lua, tornando-se o quarto país a realizar esse feito, após os Estados Unidos, China e a antiga União Soviética. No entanto, a Índia foi além, ao escolher o desafiador polo sul lunar como seu destino.

Durante sua breve missão, o rover Pragyan percorreu mais de 100 metros na superfície lunar, fazendo descobertas cruciais, incluindo a confirmação da presença de elementos como enxofre, ferro e oxigênio na Lua.

Agora é a vez do Sol

Agora, a Índia agora direciona sua atenção para outra missão espacial ambiciosa, com o lançamento bem-sucedido de uma sonda no sábado, projetada para estudar o Sol. Essa sonda terá a tarefa de observar os ventos solares que podem causar perturbações na Terra, como as impressionantes auroras.