Desde os tempos mais primórdios, os céus têm despertando curiosidade e questionamentos sobre os segredos que se escondem no espaço. Um fenômeno que frequentemente chama a nossa atenção é a queda de meteoritos, fragmentos rochosos que desafiam a gravidade e atravessam a nossa atmosfera e caem pela Terra. Nos últimos dez anos, o Brasil testemunhou um surpreendente número de ocorrências meteoríticas, separamos aqui os 10 últimos meteoritos que caíram no Brasil.

Meteoritos que caíram no Brasil

Meteorito Santa Filomena; Foto: Divulgação/Museu Nacional UFRJ
Meteorito Santa Filomena; Foto: Divulgação/Museu Nacional UFRJ

1. Arraias, Tocantins (2015)

O meteorito Arraias, descoberto em Tocantins, é um verdadeiro enigma sideral. Com sua estrutura hexaedrita e classificação IIAB, ele nos leva a explorar a história das colisões cósmicas e a formação do nosso sistema solar.

2. Porangaba, São Paulo (2015)

Da queda em Porangaba, surge um fragmento do passado distante. O aerólito condrito L4 nos presenteia com pistas sobre a evolução do sistema solar e a composição química da matéria primordial.

3. Nossa Senhora do Livramento, Mato Grosso (2016)

Com sua estrutura octaedrita e classificação IIIAB, o meteorito de Nossa Senhora do Livramento nos transporta para os confins do espaço. Sua composição única é uma janela para os processos geológicos que ocorrem em outros mundos.

4. Três Irmãos, Bahia (2017)

O meteorito Três Irmãos da Bahia nos revela as memórias do cosmos. Sua classificação condrito L6 traz consigo informações sobre a história antiga do nosso sistema solar, ajudando a compreender os eventos que moldaram o universo.

5. Serra Pelada, Pará (2017)

Da queda em Serra Pelada, emergiu um acondrito eucrito - um fragmento de um corpo celeste que testemunhou a violência do espaço. Sua composição única fornece insights sobre as condições geológicas de outros mundos.

6. Montes Claros de Goiás, Goiás (2018)

O meteorito de Montes Claros de Goiás, classificado como condrito H5, é um arquivo vivo da história do nosso sistema solar. Sua composição traz detalhes valiosos sobre a formação e evolução de corpos celestes.

7. Capão do Leão, Rio Grande do Sul (2019)

O aerólito de Capão do Leão, classificado como condrito L5, nos conecta às estrelas. Suas características nos lembram da diversidade do cosmos e nos ajudam a desvendar a jornada do sistema solar.

8. Socorro, Pernambuco (2019)

O meteorito de Socorro é uma relíquia marciana. Com sua classificação SNC, revela traços do Planeta Vermelho e nos permite explorar as paisagens distantes de Marte sem sair da Terra.

9. Santa Filomena, Pernambuco (2020)

Da queda em Santa Filomena, emergiu um aerólito com classificação condrito H5-6. Este visitante das profundezas do espaço carrega consigo uma história de impactos e transformações cósmicas.

10. Tiros, Minas Gerais (2020)

O meteorito de Tiros nos oferece uma visão única do espaço sideral. Com sua classificação acondrito Eucrito-cm, nos desafia a entender os processos geológicos e impactos que moldaram os corpos celestes.

O que é um meteorito?

Um meteorito é um fragmento de rocha ou metal que sobrevive à entrada na atmosfera da Terra e atinge o solo. Eles vêm do espaço, geralmente de asteroides ou cometas, e podem fornecer informações valiosas sobre a composição e a história do sistema solar.

De Arraias a Tiros, esses meteoritos nos lembram da vastidão do cosmos e das histórias que esses fragmentos siderais carregam consigo. Cada um é uma porta de entrada para a exploração de mistérios cósmicos.

Fonte