A missão espacial Chandrayaan-3, da Índia, acaba de fazer uma descoberta incrível na Lua. A a ISRO (Organização Indiana de Pesquisa Espacial), agência espacial do país, anunciou nesta quarta-feira (30), que a sua sonda lunar identificou a presença de oxigênio na região do polo sul lunar. Essa descoberta foi acompanhada pela detecção de enxofre, cálcio, ferro e outras substâncias.

Chandrayaan-3 detecta a presença de oxigênio e enxofre na Lua

Chandrayaan-3, robô indiano enviado ao polo sul da Lua
Chandrayaan-3, robô indiano enviado ao polo sul da Lua

O achado de enxofre na região do polo sul da Lua é um descoberta significativa para a ciência, pois os instrumentos a bordo de outras sondas e robôs enviados para a superfície lunar nunca foram capazes de detectar essas substâncias com tanta precisão.

Além do enxofre, as análises preliminares da missão Chandrayaan-3 também apontaram a presença de outros elementos como alumínio, cromo, titânio, manganês e silício na superfície lunar. A agência espacial indiana também mencionou que uma investigação mais completa sobre a presença de hidrogênio está em andamento, o que poderia fornecer mais informações sobre as características da superfície lunar e a sua formação.

A Índia se tornou o primeiro país a pousar uma sonda no polo sul da Lua. Isso é um marco importante, já que apenas EUA, Rússia e China haviam conseguido realizar pousos bem-sucedidos na Lua até então. A sonda Chandrayaan-3 foi lançada em 14 de julho e alcançou o polo sul lunar em 23 de agosto.