A SpaceX lançou um foguete com dois astronautas americanos, um cosmonauta russo e um astronauta saudita na madrugada desta quinta-feira (2). O lançamento aconteceu a por volta de 0h34 (horário de Brasília) a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Agora, a equipe está a caminho da Estação Espacial Internacional (ISS), onde deve permanecer por seis meses e realizar cerca de 200 experimentos científicos.

Missão da SpaceX vai ajudar NASA a preparar ida à Lua e Marte

Decolagem do Cre-6, da SpaceX, rumo à Estação Espacial Internacional (Jim Watson/AFP)
Decolagem do Cre-6, da SpaceX, rumo à Estação Espacial Internacional (Jim Watson/AFP)

O lançamento era para ter acontecido na última segunda-feira (27), mas foi adiado devido a um problema no fornecimento de líquido usado para ativar os motores, provocado por um filtro obstruído. O problema foi resolvido e o foguete com a Dragon Endeavour decolou nesta quinta-feira, iluminando o céu durante a noite.

O administrador da NASA, Bill Nelson, parabenizou as equipes da agência espacial americana e da SpaceX pela missão histórica. Segundo ele, os experimentos realizados pelos astronautas vão ajudar a preparar futuras missões à Lua e Marte. A equipe é formada pelos americanos Stephen Bowen e Warren Hoburg, pelo russo Andrei Fediayev e pelo astronauta saudita Sultan Al Neyadi.

A equipe da Crew-6 substituirá os membros da Crew-5 que chegaram à ISS em outubro de 2022. A NASA contrata os serviços da SpaceX para enviar seus astronautas aproximadamente a cada seis meses para a estação orbital, onde realizam experiências científicas e asseguram a manutenção da estação, que está tripulada há mais de 22 anos.

Fonte: Folha de S. Paulo