Do ponto de vista científico, a transição de um ano para o outro quer dizer que a Terra completou o seu movimento de translação em torno do Sol e obviamente começará tudo de novo. De um modo geral, isso significa que muitos fenômenos de 2022 voltarão a se repetir em 2023, por isso fique atento a programação de eventos astronômicos para todo este ano. Então, separe os binóculos e anote as datas para não perder nada.

Quais os eventos astronômicos de 2023?

Lua crescente encontra Saturno e Vênus

🔘| 23 de janeiro

Aproximadamente uma hora depois do pôr do sol do dia 23 de janeiro, a luz deslumbrante de uma lua crescente muito fina pode ser vista subindo no céu do sudoeste. Diretamente abaixo estão dois planetas brilhantes: Vênus e Saturno. A distância entre os dois planetas será tão pequena que será possível observar ambos usando binóculos ou mesmo um telescópio. Vênus será tão brilhante que facilmente eclipsará Saturno.

Lua encontra Júpiter

🔘| 22 de fevereiro

Após o pôs do sol do dia 22 de fevereiro, olhe para o sudoeste e procure a Lua crescente aproximando-se de Júpiter, o rei dos planetas. Esse evento poderá ser observado do Brasil e outros países da América do Sul, mas é no restante do mundo que eles estarão mais visíveis, com uma distância de 1 grau de diferença. Além da Lua e Júpiter, Vênus estará posicionado um pouco abaixo no céu.

Júpiter e Vênus estarão mais brilhantes do que nunca

🔘| 1º de março

Júpiter e Vênus surgirão mais uma vez no palco do céu, agora num espetáculo ainda mais brilhante. Na noite de 1º de março, os planetas passarão a meio grau um do outro - perto o suficiente para que seus discos sejam claramente visíveis no mesmo campo de visão, mesmo com os menores telescópios.

Vênus aparece próxima às Sete Irmãs e Mercúrio surge por perto

🔘| 11 de abril

Uma hora após o pôr do sol do dia 11 de abril, Vênus estará fácil de detectar a olho nu devido ao seu brilho estelar no céu do sudoeste. Nesta data, o planeta estará cerca de 100 milhões de milhas da Terra e aparecerá perto da constelação das Sete Irmãs, uma das constelações mais brilhantes existentes. Se quiser observar esse precioso evento, procure um local escuro e livre de poluição luminosa.

Além dele, Mercúrio, o primeiro planeta do sistema solar, também deve aparecer cerca de meia hora após o pôr do sol. Ele deve atingir seu ponto mais alto no céu, oferecendo ao planeta algumas das melhores vistas do ano. Os binóculos podem ajudar a identificar esse ponto graças ao brilho do pôr do sol.

Eclipse solar híbrido

🔘| 20 de abril

Um eclipse solar, como o nome sugere, ocorre quando a lua cobre apenas uma parte do Sol. Mas no dia 11 de abril teremos um raro eclipse anular, também conhecido como eclipse de anel de fogo, onde um anel de luz solar vai envolver a Lua ao passar diante do Sol. O fenômeno será visível apenas no Oriente

Chuva de meteoros Líridas

🔘| 22 e 23 de abril

A chuva de meteoros Líridas acontece anualmente entre os dias 16 e 25 de abril. Em 2022, seu pico será na madrugada do dia 22 para 23 de abril. São meteoros que partem da constelação de Lira, deixando a mostra rastros de partículas de poeira deixadas pelo cometa C/1861 G1 Thatcher, descoberto em 1861.

Marte, Vênus e a Lua estarão próximos

🔘| 22 e 23 de maio

Depois que o sol se pôr no dia 22 de maio, desfrute de um encontro incrível entre a Lua, Marte e Vênus, três de nossos vizinhos mais próximos. A olho nu, será possível identificar os três pontos mais brilhantes no céu. Mas se tiver um um binóculo, vai perceber também que a Lua será acompanhada pelas brilhantes estrelas Castor e Pollux na constelação de Gêmeos.

Marte encontra o Aglomerado da Colmeia

🔘| 2 de junho

Na noite de 2 de junho, cerca de uma hora após o pôs do sol, Marte vai passar em frente ao belo aglomerado de estrelas Beehive (ou Aglomerado da Colmeia), que tem cerca de mil estrelas a cerca de 600 anos-luz da Terra. Se tiver um binóculo ou um telescópio, logo vai perceber que o planeta vermelho estará próximo de um grupo concentrado de estrelas.

Chuva de meteoros Perseidas

🔘| 12 e 13 de agosto

A chuva de meteoros das Perseidas ocorre anualmente entre os dias 17 de julho e 24 de agosto, com o pico esperado na madrugada de 12 para 13 de agosto. Os meteoros se originam do cometa Swift-Tuttle e que irradiam da constelação de Perseu.

Eclipe solar de anel de fogo

🔘| 14 de outubro

Em 14 de outubro, que mora numa faixa estreita das Américas será agraciado com um eclipse solar de anel de fogo. A trajetória visível vai do Oregon através dos estados americanos de Nevada, Utah, Novo México e Texas, através do Golfo do México e para a América Central, Colômbia e, por fim, no Brasil. O eclipse começará exatamente às 9:13 da manhã, horário de Brasília, no centro de Oregon e terminará ao pôr do sol no Brasil.

Chuva de meteoros Geminidas

🔘| 13 e 14 de dezembro

A chuva de meteoros Geminidas ocorre anualmente entre os dias 7 e 17 de dezembro, com o pico esperado na madrugada de 13 para 14 de dezembro. Como seu nome sugere, essa chuva de meteoros é proveniente da constelação de Gêmeos e são produzidos pelos destroços do asteroide 3200 Phaethon, identificado pela primeira vez em 1982.