A revista Nature, conceito em ciência no mundo acaba de eleger os dez cientistas mais influentes do mundo em 2021, dentre eles um brasileiro, que foi considerado um caçador de variantes do coronavírus, responsável pela descoberta da mais recente cepa, a ômicron.

Além de lutas contra o COVID, a revista Nature considerou temas importantes à sociedade, como combate ao preconceito, defesa ao meio ambiente, entre outros, para então escolher as dez personalidades do meio científico no ano.

10 personalidades do ano no meio científico - Revista Nature

  1. Winnie Byanyima: Defesa da igualdade vacinal
  2. Friederike Otto: Inovação em análises climáticas
  3. Zhang Rongqiao: Missão estratégica a Marte
  4. Timnit Gebru: Discriminação na tecnologia
  5. Tulio de Oliveira: Caçador de variantes da Covid
  6. John Jumper: Lançamento da AlphaFold, preditor de proteína
  7. Victoria Tauli-Corpuz: Defensora indígena
  8. Guillaume Cabanac: Caça às fake news
  9. Meaghan Kall: Engajamento nas redes sociais - Covid
  10. Janet Woodcock: Chefe do Departamento de Drogas

Quem é Tulio de Oliveira?

Tulio de Oliveira é diretor da Plataforma de Inovação e Sequenciamento de Pesquisa KwaZulu-Natal, da África do Sul. O brasileiro vive no país africano onde foi responsável pelo sequenciamento e descoberta da nova variante do coronavírus, a ômicron. Foi a equipe de Oliveira que havia descoberto também a variante Beta.

Em entrevista à revista Nature, Tulio afirma que nunca antes haviam sido descobertas tantas sequências de cepas de um mesmo vírus tão rapidamente.

"A maneira de deter uma pandemia é com uma ação rápida", afirmou o brasileiro com receio de que a nova cepa pudesse causar novas sanções aos países que já sofreram bastante economicamente com paralisações, casos do país onde vive agora.

Quer acompanhar mais de perto o trabalho de Tulio? Esse é o Twitter do cientista @Tuliodna.