A missão ao redor da Lua da NASA chamada Artemis 2 finalmente teve seus astronautas revelados. A informação foi publicada no próprio site da NASA, agência do governo federal dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial, onde é dito que esta será a primeira missão tripulada de longo prazo na Lua.

De acordo com a publicação da NASA, a tripulação da Artemis II é: Comandante Reid Wiseman, Piloto Victor Glover, Especialista de Missão 1 Christina Hammock Koch e Especialista de Missão 2 Jeremy Hansen. O objetivo é o trabalho em equipe para realizar diversas demonstrações durante o voo. Bill Nelson, o administrador da NASA, diz:

A equipe da Artemis II representa milhares de pessoas trabalhando incansavelmente para nos levar às estrelas. Esta é a tripulação deles, esta é a nossa tripulação, esta é a tripulação da humanidade. Os astronautas da NASA Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Hammock Koch, e o astronauta da CSA Jeremy Hansen, cada um tem sua própria história, mas, juntos, eles representam nosso credo: E pluribus unum - de muitos, um. Juntos, estamos inaugurando uma nova era de exploração para uma nova geração de marinheiros e sonhadores - a Geração Artemis.

Quanto tempo irá durar o voo da Artemis II?

NASA anuncia os astronautas (tripulantes) da missão Artemis II, que irá à Lua em 2024. Fonte: NASA
NASA anuncia os astronautas (tripulantes) da missão Artemis II, que irá à Lua em 2024. Fonte: NASA

Segundo a NASA, o plano é que o voo da missão Artemis II dure aproximadamente 10 dias. A espaçonave tripulada Orion será levada por um foguete do Sistema de Lançamento Espacial da agência. O teste de voo ao redor da Lua servirá para testar os sistemas de suporte à vida da espaçonave Orion, além de validar as capacidades técnicas para os humanos viverem e trabalharem no espaço.

Os astronautas selecionados para a Artemis II

Esta será a segunda viagem ao espaço do comandante Reid Wiseman. Anteriormente, ele foi escalado como engenheiro de voo na Estação Internacional na Expedição 41, que ocorreu de maio a novembro de 2014. Reid ficou 165 dias no espaço, incluindo 13 horas como líder de "caminhada espacial" durante duas viagens fora do complexo orbital da Estação Internacional.

Comandante Reid Wiseman da missão Artemis II. Fonte: NASA
Comandante Reid Wiseman da missão Artemis II. Fonte: NASA

Este será o segundo voo do piloto Victor Glover, que foi escalado anteriormente como piloto no SpaceX Crew-1 da NASA. Nesta missão, ele ficou 168 dias no espaço até realizar o pouso em 21 de maio de 2021 de volta à Terra. Ele foi engenheiro de voo a bordo da estação espacial da Expedição 64, chegando a contribuir em investigações cientificas e demonstrações de tecnologia, além de realizar quatro caminhadas espaciais.

Piloto Victor Glover da missão Artemis II. Fonte: NASA
Piloto Victor Glover da missão Artemis II. Fonte: NASA

Christina Hammock Koch, especialista de missão 1, está realizando também seu segundo voo ao espaço na missão Artemis II. Anteriormente, ela chegou a ser escalada como engenheira de voo na estação espacial durante as Expedições 59, 60 e 61. Christina obteve o recorde para o voo espacial mais longo feito por uma mulher, somando um total de 328 dias no espaço, além de participar das primeiras caminhadas espaciais femininas.

Especialista de Missão 1 Christina Hammock Koch  da missão Artemis II. Fonte: NASA
Especialista de Missão 1 Christina Hammock Koch da missão Artemis II. Fonte: NASA

Jeremy Hansen, o especialista de missão 2, está realizando seu primeiro voo ao espaço. Ele é Coronel das Forças Armadas do Canadá e ex-piloto de caça. Além disso, Jeremy é bacharel em ciências especiais pelo Royal Military College of Canada em Kingston, Ontário, além de ter mestrado em física pela mesma instituição nos anos 2000, com foco em pesquisa no Rastreamento por Satélite de Campo de Visão Amplo. Em 2009, ele foi selecionado como um dos dois recrutas selecionados pela Agência Espacial Canadense (CSA) e serviu como Capcom no Centro de Controle de Missão da NASA em Jhonson.

Especialista de Missão 2 Jeremy Hansen da missão Artemis II. Fonte: NASA
Especialista de Missão 2 Jeremy Hansen da missão Artemis II. Fonte: NASA

Em 2017, Jeremy tornou-se o primeiro canadense a ser encarregado de liderar uma classe de astronauta da NASA, liderando o treinamento de candidatos a astronautas nos EUA e no Canadá.