A NASA realizou com sucesso o primeiro teste de seu sistema de defesa planetária. A missão, chamada Dart, consistiu em enviar uma nave kamikaze para colidir com o asteroide Dimorphos e mudar sua trajetória. O Telescópio Espacial Hubble registrou uma série de fotos do momento da colisão, que aconteceu em setembro de 2022. Veja abaixo um vídeo divulgado pela agência espacial americana:

Missão Dart: NASA divulga imagens do asteroide após colisão

As imagens compiladas em um vídeo mostram a nave atingindo o asteroide a uma velocidade de quase 20.922 Km/h, explodindo mais de 1.000 toneladas de poeira e rocha. O impacto alterou o curso do asteroide, empurrando-o para mais longe da Terra.

As mudanças no asteroide foram surpreendentes e notáveis, conforme registradas pelo Hubble. Os detritos foram lançados no espaço, formando um cone amplamente oco com filamentos longos e fibrosos. As imagens também mostram características rotativas em forma de cata-vento.

Veja um vídeo da NASA em que explica com detalhes a rota do foguete, do asteroide e o resultado da missão:

Vídeo incorporado do YouTube

A missão foi considerada um sucesso pela NASA, que agora sabe que tem uma técnica viável para potencialmente prevenir o impacto de um asteroide no futuro. A nave kamikaze foi destruída com a colisão, como planejado.

Os resultados da missão foram publicados na revista Nature, e o cientista planetário Terik Daly, autor e líder de um dos estudos, afirmou que o teste foi "fenomenalmente bem-sucedido". A NASA pretende continuar aprimorando seu sistema de defesa planetária para estar preparada caso um asteroide venha em direção à Terra.