Os pontos quânticos foram premiados com o Nobel de Química de 2023, reconhecendo os esforços dos pesquisadores Moungi Bawendi, Louis Brus e Alexei Ekimov. Eles foram elogiados como "pioneiros na exploração do nanomundo". Essa tecnologia, fundamental para as telas de smart TVs em conjunto com LEDs, foi o foco da premiação deste ano.

Pesquisadores recebem Prêmio Nobel por descoberta das telas QLED

Descobridores dos pontos quânticos das TVs QLED ganham Prêmio Nobel de química de 2023.  Fonte: Oficina da Net
Descobridores dos pontos quânticos das TVs QLED ganham Prêmio Nobel de química de 2023. Fonte: Oficina da Net

Moungi Bawendi, um dos ganhadores do Nobel de Química deste ano de 2023, é professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Já Louis Brus, outro pesquisador responsável pela descoberta dos pontos quânticos, é professor emérito da Universidade de Columbia. Por fim, Alexei Ekimov, um dos colaboradores para o surgimento das telas QLED nas TVs, trabalha na empresa Nanocrystals Technology Inc.

Da esquerda para a direita: Moungi Bawendi (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), Louis Brus (Universidade de Columbia), Alexei Ekimov (Nanocrystals Technology Inc).
Da esquerda para a direita: Moungi Bawendi (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), Louis Brus (Universidade de Columbia), Alexei Ekimov (Nanocrystals Technology Inc).

O presidente do comitê de química, Johan Aqvist, diz:

Por muito tempo, ninguém pensou que seria possível produzir partículas tão pequenas. Mas os laureados deste ano tiveram sucesso.

Outro membro do comitê, Heiner Linke, complementa falando:

O principal dos pontos quânticos é que, apenas alterando seu tamanho… você altera suas propriedades, por exemplo, sua cor. Isso é completamente incomum.

Se você imaginar, por exemplo, que quer tingir camisetas - uma vermelha, uma verde, uma amarela, uma azul. Para cada uma dessas cores, você usaria uma molécula diferente. Diferentes átomos em diferentes constelações fornecem cores diferentes - é disso que se trata a química.

Mas, graças ao trabalho dos cientistas em nanotecnologia, os pontos quânticos permitem-nos "usar precisamente os mesmos átomos nas mesmas constelações e apenas alterar o tamanho, quantos átomos temos, e obter novas cores e novas propriedades.

Sobre os pontos quânticos (quantum dots)

Os pontos quânticos são feitos por alguns milhares de átomos. Para se ter uma ideia do tamanho, um ponto quântico seria como se comparássemos uma bola de futebol com o planeta Terra.

O ponto mais interessante dos pontos quânticos é a passagem de luz por eles. Dependendo do tamanho deles, uma cor específica é gerada. Os pontos quânticos maiores exibem a cor vermelha, enquanto os menores podem ficar verdes ou azuis.

Uma pequena mudança no tamanho de um ponto quântico pode alterar a tonalidade em todo o espectro de cores.

Como os Quantum Dots (Pontos Quanticos), partículas de nanocristais semicondutoras, geram as cores na tela. Fonte: displayninja
Como os Quantum Dots (Pontos Quânticos), partículas de nanocristais semicondutoras, geram as cores na tela. Fonte: displayninja