Os displays com tecnologia QLED ficaram muito conhecidos com as TVs Samsung. Segundo a Forbes, a primeira TV QLED foi lançada no mercado no ano de 2016 pela fabricante sul coreana de smartphones. Entretanto, a tecnologia de painéis evoluiu e hoje temos também TVs com a tecnologia mini LED, presente em alguns modelos que dizem utilizar painéis QLED, fazendo com que surgisse a dúvida sobre o que há de diferentes entre o QLED e o mini LED.

O que é QLED?

Qual a diferença entre TVs QLED e mini LED. Fonte: Oficina da Net
Qual a diferença entre TVs QLED e mini LED. Fonte: Oficina da Net

O QLED é uma tela LCD que utiliza a tecnologia de pontos quânticos. Em um painel QLED há uma espécie de filtro no meio da estrutura convencional de um display de cristal líquido (liquid-crystal display ou LCD). Para entender a fundo sobre o seu funcionamento, devemos compreender a estrutura do LCD.

Em uma tela LCD, um dos componentes que a formam é um painel de luz branca na traseira. Essa luz passará por um filtro polarizado para depois atingir uma camada cristais líquidos que bloqueiam a luz ou permite que ela passe por um segundo filtro polarizado.

Antes de chegar a esse 2º filtro, a luz passa por filtros na cor vermelha, verde e azul, que são chamados de subpixels. A aplicação de cargas elétricas nos subpixels faz com que haja uma mistura de luz colorida visível do outro lado. Este coquetel de luz cria a cor de cada pixel na tela.

Estrutura de uma tela LCD (liquid-crystal display ou display de cristal líquido). Fonte: Fonte: Sears
Estrutura de uma tela LCD (liquid-crystal display ou display de cristal líquido). Fonte: Fonte: Sears

Quando partimos para um painel QLED, ao invés de um painel de luz branca, temos LEDs de luz azul. Na física, temos três cores primárias que são utilizadas para gerar diferentes tonalidades: o vermelho, o verde e o azul. Como só temos o azul da luz de fundo, é necessário criar o vermelho e o verde e para isso são utilizadas minúsculas partículas de nanocristais semicondutoras do tamanho de poucos nanômetros, chamadas de pontos quânticos.

Estrutura de uma tela QLED. Fonte: viewsonic
Estrutura de uma tela QLED. Fonte: viewsonic

Os pontos quânticos são partículas emissivas. Isso significa que quando estas partículas são atingidas pela luz azul do painel QLED, cada uma delas irá emitir a cor de uma largura de banda específica, que será determinada pelo seu tamanho. As maiores emitem luz vermelha. Já as menores, luz verde.

Como os Quantum Dots (Pontos Quanticos), partículas de nanocristais semicondutoras, geram as cores na tela. Fonte: displayninja
Como os Quantum Dots (Pontos Quânticos), partículas de nanocristais semicondutoras, geram as cores na tela. Fonte: displayninja

Estes pontos quânticos de diferentes tamanhos podem ser alocados de diferentes formas como, por exemplo, dentro de um invólucro chamado "edge optic", em uma película chamada QDEF (Quantum Dot Enhancement Film) ou em diversos chips posicionados sobre fontes de luz azul ao longo da borda de uma tela LCD.

O que é mini LED?

O mini LED é uma tela LCD que utiliza LEDs menores que o utilizado em TVs LED convencionais. Para ser classificado como mini-LED, o LED precisa ser menor que 0,2mm. Estes LEDs extremamente pequenos são utilizados no painel traseiro de qualquer TV baseada na tecnologia LCD, seja ela QLED ou LED.

Imagem ilustrativa demonstrando o tamanho de um painel LED convencional e um painel mini LED. Fonte: esdled
Imagem ilustrativa demonstrando o tamanho de um painel LED convencional e um painel mini LED. Fonte: esdled

TVs QLED que utilizam mini LEDs

Existem no mercado TVs QLED que utilizam telas com os mini LEDs, proporcionando imagens com um contraste ainda maior comparado às TVs mini LED sem a tecnologia dos pontos quânticos (Quantum Dots). Confira a seguir alguns reviews de TVs deste tipo que o Oficina da Net avaliou:

TCL C835 (review)

Samsung QN85B (review)

Vídeo incorporado do YouTube

As TVs mini LED QLED são melhores que TVs QLED?

Devido ao tamanho dos painéis que utilizam mini LEDs ser consideravelmente menor, as TVs QLED que utilizam LEDs menores são capazes de gerar um nível de contraste e fidelidade de cores consideravelmente melhor que as TVs QLED convencionais.

E as TVs micro LED? São melhores que as mini LED?

Os micro LEDs são menores ainda que os mini LEDs. Como cada micro LED é responsável por um único pixel, é possível obter uma alta taxa de contraste e controle de cores. Entretanto, a sua desvantagem é o seu alto custo de produção.

Uma TV com tela Micro-LED com resolução 4K utiliza 25 milhões de micro-LEDs. Atualmente, no Brasil, a única fabricante que as vende é a Samsung, com sua linha The Wall, mas o seu preço é caro. O modelo de 110 polegadas custa incríveis R$ 1 milhão.