Quem acompanha o Oficina da Net já se ligou que a gente curte muito testar as TVs da TCL. Geralmente, aparecem aqui os modelinhos de entrada, que é onde a TCL troca socos e até vence as TVs da LG e Samsung.

Mas como será que a marca se sai nas TVs topo de linha? Temos aqui a C835, com 65 polegadas e ostentando um painel Mini Led, tecnologia que promete ser até melhor que os painéis OLED. Bora descobrir junto se isso é verdade.

TCL C835 REVIEW

Design e Construção

Nas especificações técnicas, essa TV tem tudo para ser incrível: é um painel Mini Led de 65 polegadas, resolução 4K e 120 Hz na taxa de atualização.

.
O design da C835 é bem bonito e as bordas são finas, tem aquele visual de TV premium que a gente gosta de ver

A primeira coisa que eu percebi ao tirar essa TV da caixa foi o quão pesada ela é. Sério mesmo, se você for colocar ela na parede, vale a pena investir num suporte de boa qualidade. Ela pesa aproximadamente 30 quilos sem a base, então certifique-se de que o suporte VESA 400 por 400 que você for comprar aguente esse peso.

Apesar da TV ser grande e pesada, a base de metal consegue manter firme a TV em cima do móvel. Isso é muito importante para nós aqui no estúdio que ficamos levando a TV de um cômodo para o outro diversas vezes durante os testes.

Entradas

Nas entradas temos uma porta Ethernet, 4 HDMI, duas USB, uma entrada AV, uma entrada RF para antena ou cabo, uma saída de áudio óptica e 1 saída para fone de ouvido. Eu gostei muito que a TCL nomeou as entradas, então a gente sabe exatamente qual HDMI usar para conseguir os 144 Hz, por exemplo. Toda marca deveria fazer isso, é muito melhor que ficar correndo atrás de manual.

A entrada de energia fica ao lado oposto das demais entradas
A entrada de energia fica ao lado oposto das demais entradas

Qualidade de Imagem

A TV tem certificação iMAX ENHANCED, garantindo uma calibração de cor, resolução, brilho, contraste e até mesmo de som. Junta isso tudo com o Dolby Vision e você terá uma excelente experiência ao assistir filmes e séries.

.
Uma ótima experiência cinemática

Em ambientes escuros, temos um efeito igual aos das TVs OLED: as barras pretas do filme desaparecem na escuridão do quarto, dando a impressão de estarmos assistindo em um telão de cinema. Esse efeito ocorre porque o backlight das Mini Led é desligado nas áreas escuras da imagem - e já que o painel possui milhares de zonas de iluminação, fica impossível distinguir onde a tela começa e termina

Graças a interpolação e o Upscaling de frames, todo conteúdo que você assiste na TV acaba ficando bem mais fluído e bonito. Isso é tudo feito com inteligência artificial. Mesmo quando assistimos um filme de 24 frames, a TV dá um jeito de aumentar muito a fluidez da imagem.

Ângulos de visão/Reflexo

Algo que logo me chamou a atenção foi que essa TV tem um excelente sistema anti-reflexo. Não chega a fazer milagres - numa sala com luz do sol entrando diretamente é impossível não ver reflexo, mas eu diria que a C835 faz um bom trabalho em filtrar luz o suficiente para que você possa assistir os conteúdos sem reparar muito, principalmente se estiver sentado reto para a TV.

Reflexo
O acabamento anti-reflexo é bom o suficiente para assistir em ambientes claros

Eu já cheguei a recomendar aqui as QLED para ambientes claros, e essa recomendação permanece. O brilho intenso dessa TV vence qualquer claridade do ambiente, um fator que geralmente é ponto fraco nas OLEDs.

Outro ponto onde as QLED evoluíram bastante foi nos ângulos de visão. Agora você não precisa mais lutar para assistir a TV no ângulo mais reto possível: qualquer lugar da sala fica bom. Lá na review de outra QLED, a QN85B da Samsung, eu também elogiei os ângulos de visão, então é legal que a TCL esteja conseguindo acompanhar a Samsung nesse quesito.

Configurações de tela

Todas as imagens que vocês tão vendo desta TV foram gravadas com as configurações no modo padrão de fábrica, que é a forma que nós testamos as TVs aqui no canal. A gente tem várias configurações de imagem, caso você goste de mexer nessas coisas. Tem os padrões de imagem, como Smart HDR, Esporte, Filme, mas a gente também pode alterar a Luz de Fundo, Saturação, Matiz, Contraste, enfim, tenho certeza que nesse menu você vai encontrar o que procura.

Dimming

Os painéis LED convencionais utilizam grandes barras de luz nos cantos da tela para criar a luz de fundo. Isso resulta naquela imagem "acizentada", mesmo quando a tela devia estar completamente preta.

Em vez de utilizar grandes lâmpadas nas laterais da TV para criar a luz de fundo da tela, a tecnologia Mini LED funciona com milhares de pequenas lâmpadas espalhadas por todo o painel, criando o que chamam de "dimming zones".

.
Teste de Dimming - notamos pouquíssimo vazamento de luz

Na prática, a principal diferença do Mini LED para o LCD convencional é que a gente nem consegue notar quando a TV está ligada. Em cenas escuras, a TV consegue literalmente apagar partes do painel, dando aqueles tons escuros que antes só víamos em painéis do tipo OLED.

O Farol (2019) tem proporção de tela quadrada, mas isso não é um problema para o painel Mini LED da C835: Note que o brilho é suficiente para iluminar o assoalho do quarto, mas sem vazamentos nas bordas.
O Farol (2019) tem proporção de tela quadrada, mas isso não é um problema para o painel Mini LED da C835: Note que o brilho é suficiente para iluminar o assoalho do quarto, mas sem vazamentos nas bordas.

Sistema Operacional

Temos rodando nessa TV o mesmo sistema operacional de outras TVs novas da TCL, o Google TV, que é a evolução direta do popular Android TV. Eu ainda não tinha visto essa interface nova e vou te falar que achei bem bonita e intuitiva. Dá para sentir que o Google optimizou esse sistema operacional ao máximo: navegar entre os menus é instantâneo e os aplicativos abrem rapidamente, algo que é meio raro de se ver nas Smart Tvs de hoje em dia.

google tv
Google TV é um sistema operacional completo e responsivo

Já que esse é o próprio sistema operacional do Google, a gente tem toda uma integração com os celulares Android também. Vou admitir que testei pouco essa parte, já que esse lance de Smart Home não me agrada muito. Então eu só baixei o aplicativo e sincronizei com o celular mesmo.

Som

Outro diferencial tecnológico da C835 é esse subwoofer que fica na parte de trás da TV. Exatamente, a TCL foi lá, fez uma parceria com a Onkyo e enfiaram um subwoofer grandão na própria estrutura da TV. Não sei o quanto que isso é necessário, já que eu acredito que a maioria das pessoas que comprou essa TV também levou junto um hometheater ou pelo menos uma soundbar. Mesmo assim, não dá para negar que esse é o melhor som embutido que temos numa Smart TV hoje.

O melhor som embutido que já testamos numa Smart TV
O melhor som embutido que já testamos numa Smart TV

Jogos

Essa TV tem a taxa de atualização de 120 Hz. Isso significa que é hora de pegar o nosso PC da Nasa, puxar um cabo HDMI 2.1 e jogar em 4K com tudo no máximo!

.
Jogando Marvels Spiderman em 4K na C835

Vou te falar que é difícil ter uma experiência de jogo melhor que essa aqui. Com um PC gamer potente ou um console de última geração, jogar em 4K acima dos 60 frames é um negócio muito lindo de se ver.

O HDR10+ deixa tudo mais cinemático, principalmente nos momentos em que o jogo precisa renderizar cenas claras e escuras no mesmo cenário, c

Se você está procurando uma TV para acompanhar o seu console de última geração, pode ir fundo sem medo na C835, principalmente se você curte jogar com muita fluidez e gráficos bonitos.

Conclusão e Preços

Essa é uma TV para ser a principal de sua sala: Vai ser excelente para assistir futebol com vários amigos visualizando em ângulos diferentes, ver um filme à noite com todas as luzes apagadas e também para jogar naquele seu Playstation 5 ou PC gamer de última geração.

Mas tem um problema: as Smart TVs acima de 50 polegadas estão custando bem caro no Brasil. Se você quiser levar essa C835 para casa, vai ter que desembolsar R$ 6.459 à vista.

Onde comprar?

Nas concorrentes, vem em mente a QN85B e a QN90B da Samsung, que também são ótimas TVs com tecnologias bem semelhantes a essa aqui. O problema continua sendo o preço e a disponibilidade: é difícil de encontrar elas à venda no tamanho de 65 polegadas, e quando encontramos, estão de mil a mil e quinhentos reais mais caras que a C835.

Já na LG, temos a Nanocell Quantum Dot de 2022, que encontra-se no momento a um preço bem próximo ao nosso modelo da TCL. As duas são QNED e possuem especificações similares, mas uma é Quantum Dot e a outra Mini LED, as duas são ótimas, mas eu pessoalmente prefiro a Mini LED.

Honestamente, eu só tenho elogios à TCL. Eles estão oferecendo de forma consistente opções tão boas ou até melhores que as outras marcas, quase sempre custando menos.

Se você tem alguma sugestão de TV para análise, deixa aí nos comentários, a gente lê todos. Muito obrigado por ter assistido, tchau tchau.

TCL Mini LED TV 4K C835 65
9.0
Prós
  • Design e bordas finas
  • Ótimos ângulos de visão
  • Qualidade de imagem
  • Ótima para Games
  • Som excelente
Contras
  • Preço das Mini LED ainda é alto