Você com certeza já ouviu falar dos painéis OLED, tecnologia que promete os melhores tons escuros, sem aquele preto acinzentado que estamos acostumados a ver nos painéis LCD. E é realmente incrível, quem já teve o privilégio de presenciar esse tipo de painel, seja num celular ou numa TV do tamanho dessa aqui, sabe como a imagem é bonita. É daquelas coisas dificeis de descrever, mas quem vê, entende na hora!

Mas existe um ponto negativo nas telas OLED. Pouco brilho. Se você estiver utilizando a TV durante o dia, por exemplo, com a luz do sol entrando pelas janelas, pode sentir falta de brilho no painel OLED.

É isso que as QLED fazem de melhor. Utilizando a tecnologia Quantum Dot, a Samsung promete contrastes tão bons quanto das TVs OLED, só que com muito mais brilho.

Samsung QN90B: 5 motivos para comprar!

Seguinte, a gente já vem analisando esses tipos de painéis há muito tempo aqui no Oficina da Net. Acompanhamos bem de perto toda essa evolução tecnológica e vamos usar todo esse conhecimento e experiência que adquirimos para te passar os 5 motivos para comprar a Samsung Neo QLED QN90B, uma Smart TV 4K com taxa de atualização de 144 Hz.

Qualidade de imagem

A quantidade de brilho que essa TV emana é incrível. A Samsung com software consegue escurecer bem os pixels quando necessário, melhorou em relação às QLED passadas. A Samsung ampliou a gama de miniLeds em suas TVs, ano passado eles tinham entre 500 a 600 zonas de iluminação, esse ano as TVs passaram para 700 ou mais, o nosso modelo QN90B por exemplo, conta com 792 pontos de iluminação do painel. Com isso, mais zonas de iluminação se tornam independentes o que aumenta o contraste que a TV consegue produzir, deixando cores ainda mais vivas e mais detalhadas.

1
Samsung NeoQLED QN90B - Mesmo com a luz da janela o brilho da tela continua intenso - sem vazamento de luz!

A Samsung tem atualizado suas TVs, as melhorias em local diming, o contraste adaptativo, a interpolação de frames para uma taxa de atualização mais alta e também o upscaling para 4K tem cada vez saído melhor. Essa TV é uma das topos de linha da Samsung, e as tecnologias disponíveis nela refletem isso.

Garantia de 10 anos contra burn-in

O maior motivo das pessoas não comprarem TVs OLED, fora talvez o preço, é o burn-in.

O que é burn-in? Esse é o nome de um fenômeno que acontece em TVs OLED quando os pixels "viciam" numa imagem fixa e não trocam de cor. Isso ocorre quando a tela fica muito tempo transmitindo a mesma imagem - como o logo da emissora de TV, barra do Windows, placar do jogo de futebol, etc.
Essa TV OLED ficou 46 semanas ligada no canal CNN. Agora ela está tentando reproduzir uma imagem 100% magenta, mas a interface do canal continua queimada para sempre na tela. Fonte: RTINGS
Exemplo de burn-in: Uma TV OLED ficou 46 semanas ligada no canal CNN. Agora ela está tentando reproduzir uma imagem 100% magenta, mas a interface do canal continua "queimada" para sempre na tela. Fonte: RTINGS

Hoje, cada marca de TV OLED desenvolveu seu próprio mecanismo de defesa contra o burn in. No caso da Samsung, eles garantem 10 anos de garantia contra burn-in, isso significa que eles REALMENTE confiam na qualidade do painel que tão vendendo. Show de bola.

Boa construção

As bordas são o principal fator que deixa uma TV com um design bonito ou feio, e felizmente, as da QN90B são bem finas. Hoje em dia as TVs deixaram de ser aquele eletrodoméstico feito para apenas transmitir imagem, mas sim uma peça de decoração própria para o ambiente. Inclusive a própria Samsung tem uma TV chamada The Frame, que foi feita para ficar sempre ligada na sala, transmitindo pinturas e obras de arte, já analisamos ela por aqui.

A nossa QN90B não tem essa finalidade, mas mesmo assim possui um design bem bonito, que combina com qualquer ambiente. Dê uma olhada:

.
Samsung NeoQLED QN90B: Base

A traseira é em plástico mas tem esse efeito de alumínio escovado que engana bem. A base é extremamente grande e pesada, o que ajuda muito na estabilidade, mas também tem esse formato interessante, que dá um toque de complexidade ao produto.

Som

Ta aí algo que a gente não costuma elogiar em TVs, o som. Geralmente, os falantes são colocados meio que "só para dizer que tem", já que a maioria das pessoas nem ao menos usam o som da TV, partem logo para caixas externas e home theaters.

.
Samsung NeoQLED QN90B: Som

A Samsung decidiu colocar dentro da TV um sistema de som bem considerável, são 2.2 canais que emitem um total de 40W de potência aqui no nosso modelo de 50 polegadas. Não são os melhores graves do mundo, mas é noite e dia se comparado ao áudio de algumas TVs que já passaram por aqui. Óbvio que você não vai ter aquele som estrondoso de cinema, mas esse aqui tá longe de ser ruim.

E mesmo se você optar por usar uma soundbar, se ela for compatível com a tecnologia Som em Movimento da Samsung, pode ser usada em conjunto com os falantes da TV. A gente não chegou a testar isso, mas parece ser uma forma interessante de aproveitar o som da TV.

Boa para jogar

Essa é, acima de tudo, uma Smart TV Gamer. Geralmente nos monitores a gente precisa escolher entre 1080p com alta taxa de atualização ou 4K em 60Hz. Não é o caso aqui. Temos 4K em 144Hz, o que é muito incrível de se ver pessoalmente. Claro que é difícil ter um setup que consiga rodar os jogos em 4K acima dos 60 FPS, mas até para aqueles que como eu, tem um setup mais modesto, podemos aproveitar dessa taxa de atualização e resolução alta em jogos mais leves como GTA V, CS:GO, Valorant e Lol, que acabam sendo os jogos mais jogados pela galera de qualquer forma. Se você tiver bem de grana, pode combinar essa TV aqui com uma das novas placas de vídeo da série 4000 da Nvidia, elas são ideais para jogar em 4K com tudo e FPS bem alto.

Samsung NeoQLED QN90B: Jogando só com a TV através do Xbox Gamepass Ultimate
Samsung NeoQLED QN90B: Jogando só com a TV através do Xbox Gamepass Ultimate

Temos quatro entradas HDMI na TV, e todas elas são 2.1. Então nada de ficar procurando qual é a entrada HDMI correta, se questionando o porquê da TV não estar pegando os 144Hz, nada disso. Todas funcionam. Mas vale lembrar que você precisa comprar o cabo HDMI 2.1 separado, não vem na caixa. Nós compramos esse na Amazon.

Agora, e se você não tiver computador e nem console? Aí a gente apela para a Nuvem, através do GeForce Now. Você vai precisar assinar o Xbox Gamepass Ultimate, é uma espécie de Netflix para jogos. Tá custando aí 40 reais por mês, mas com ele, você consegue jogar vários jogos apenas com a TV e um controle bluetooth.

Claro, existe um pouco de input lag jogando pela nuvem, os controles não são super responsivos, mas vou te falar que a experiência é bem boa, principalmente em jogos mais casuais como Forza Horizon 5.

Conclusão

Samsung Neo QLED QN90B 50
8.8
Prós
  • Qualidade de imagem
  • Som
  • Garantia 10 anos Burn-in
  • Design e Construção
  • TV feita para jogar
Contras
  • Ângulos de visão

Procura por uma TV com excelente qualidade de imagem, cores ótimas e nitidez incrível? A QN90B pode ser a sua próxima TV para assistir aos jogos da Copa de 2022, para isso você precisa desembolsar cerca de R$ 4300 para o modelo de 50 polegadas, R$ 4700 para o modelo de 55 polegadas. Melhor de tudo que por esse preço, aliado a Xbox Cloud, você tem um videogame embutido na TV, só comprar o joystick e assinar o serviço, funciona muito bem.

E aí, está pensando em comprar a TV? Os 5 motivos lhe auxiliaram de alguma forma? Comente abaixo. Ah, estamos monitorando os preços dessa TV, quer uma dica para você monitorar também, entre no nosso grupo de ofertas, veja essa dica.

Principais características da QN90B

  • Tamanho: 50 polegadas
  • Resolução: 4K
  • Tipo de tela: QLED Mini LED e VA
  • Taxa de Atualização: 144Hz
  • Alcance dinâmico: HDR10+
  • Potência sonora: 40W
  • Tecnologias de áudio: Som em Movimento , Sincronia Sonora, eARC, Dolby Digital Plus, Inteligência de som antiruído e Dolby Atmos
  • Entradas: 4 HDMI 2.1, 1 Ethernet RJ-45, 1 Saída Digital Óptica, 2 USB e 1 Antena RF
  • Conexões sem fio: Wi-Fi e Bluetooth 5.2
  • Montagem na parede: VESA 200x200
  • Sincronização de frames: FreeSync Premium Pro
  • Modo jogo: Sim (Gaming Hub)
  • Tamanhos disponíveis (em polegadas): 43, 50 e 65
  • Consumo de energia máximo: 175 watts
  • Sistema operacional: Tizen

Samsung Neo QLED QN90B 50 - Veja aqui a ficha técnica completa

Onde comprar?