As TVs QD-OLED foram anunciadas pela Samsung durante a CES 2022, marcando assim a entrada da empresa no mercado de smart TVs baseadas na tecnologia OLED. Entretanto, devido à sigla "QD" de Quantum Dots (Pontos Quânticos), muitos estão confundindo com os displays QLED, tecnologia utilizada pela grande maioria das TVs da Samsung.

Como a venda das TVs Samsung S95B, que utilizam display QD-OLED começou a ser vendida em diversos países no mundo, ainda não chegou ao Brasil, temos no país somente TVs com tecnologia QLED. Como a LG investiu fortemente na propaganda de suas TVs OLED e a Samsung da mesma forma com as QLED, o público brasileiro ficou confuso com as nomenclaturas e o funcionamento destas tecnologias.

Samsung não tem TVs QLED com Ponto Quântico

Diferenças entree as tecnologias de displays QLED e QD-OLED nas smart TVs. Fonte: Oficina da Net
Diferenças entree as tecnologias de displays QLED e QD-OLED nas smart TVs. Fonte: Oficina da Net

A tecnologia classificada como Ponto Quântico (QD ou Quantum Dot) é baseada em semicondutores extremamente pequenos que não ultrapassam nanômetros de diâmetro. Os displays que utilizam QDs teoricamente são capazes de emitir luz monocromática pura nas cores vermelho, verde e azul de forma individual. Entretanto, as TVs QLED da Samsung não são capazes de emitir luz própria, ao invés disso, elas utilizam a tecnologia LCD, que utiliza um painel de luz azul (nas LCD convencionais é branco).

Esquema de funcionamento de uma tela LCD, tecnologia que dá a base para o funcionamento das TVs LED e QLED. Fonte: Sears
Esquema de funcionamento de uma tela LCD, tecnologia que dá a base para o funcionamento das TVs LED e QLED. Fonte: Sears

A emissão de luz própria só está presente nas tecnologias OLED, QD-OLED e da tecnologia microLED. O site flatpanelshd diz que o MicroLED é "uma tecnologia de display auto-emissível que usa LEDs muito pequenos" e utiliza "um circuito TFT (transistor de filme fino) para controlar os pixels individuais". Para se ter uma ideia, um display miniLED conta com um diodo emissor de luz (LED ou light-emitting diode) com 0,2mm de diâmetro, enquanto o microLED tem 0,05mm.

Display com tecnologia microLED. Fonte: flatpanelshd
Display com tecnologia microLED. Fonte: flatpanelshd

A diferença do OLED para o microLED está na utilização de material orgânico nos diodos emissores de luz. No microLED utiliza-se GaN (Gallium Nitride ou Nitreto de Gálio), um material inorgânico.

Então qual é a vantagem das TVs QLED comparado às TVs LED?

Embora tanto a TV QLED quanto a LED utilizem um painel de luz ao fundo (azul nas QLED e branco nas LED), nos painéis QLED há um filtro adicional com pontos vermelhos e azuis, que traz mais precisão às cores e ao brilho, além de permitir um nível de brilho maior sem perder a saturação das cores do conteúdo. Isso torna os displays QLED superiores aos LED tradicionais, mas ainda assim, ambos utilizam o princípio básico da tecnologia LCD (painel de luz ao fundo).

Só as tecnologias OLED, QD-OLED e microLED são capazes de entregar o preto profundo

Devido ao fato de que os displays de TVs QLED, LED e miniLED utilizarem um painel de luz ao fundo dos diodos emissores de luz, é impossível ter um resultado em termos de nível de preto tão bom quanto nas telas OLED, QD-OLED e microLED. Estas três tecnologias possuem pixels capazes de emitir luz própria e desligá-la completamente para produzir o preto nas imagens.

Qual a diferença entre QD-OLED e OLED?

A QD-OLED é um novo tipo de tecnologia OLED (Organic Light-Emitting Diode) que utiliza um filtro de pontos quânticos para gerar cores. Basicamente há um diodo orgânico emissor de luz azul que utiliza uma camada extra (filtro) de pontos quânticos (quantum dots ou QDs) para converter a cor para o vermelho e o verde. Confira abaixo uma imagem mostrando como a luz passa pelos painéis OLED e QD-OLED.

Funcionamento do display OLED comparado ao QD-OLED. Fonte: nanosys
Funcionamento do display OLED comparado ao QD-OLED. Fonte: nanosys