Após analisar uma parte de um meteorito de 15 toneladas que caiu na Somália em 2020, uma equipe de pesquisadores do Canadá afirma ter descoberto dois novos minerais nunca antes vistos na Terra. Os dois novos minérios foram nomeados como elaliite e elkinstantonite, justamente por conta da localização no meteorito. Há ainda um terceiro mineral desconhecido que ainda está em análise.

Pesquisadores encontram minério alienígena em meteorito

Meteorito encontrado na Somália em 2020. Créditos: Reprodução/ Universidade de Alberta
Meteorito encontrado na Somália em 2020. Créditos: Reprodução/ Universidade de Alberta

O estudo foi realizado por Chris Herd, professor da Universidade de Alberta, que disse que enquanto classificava a rocha acabou identificando a presença de alguns minerais "incomuns". Com a ajuda do seu colega Andrew Locock, ele identificou então que se tratavam de dois minerais nunca vistos anteriormente.

Ao jornal britânico The Guardian, o professor contou:

No primeiro dia de análises, Locock afirmou: ‘Você tem aqui ao menos dois novos minerais'".

Nomeados como elaliite e elkinstantonite, Herd ainda explica que minerais semelhantes foram criados de forma sintética em laboratório nos anos 80, mas nunca haviam sido encontrados na natureza.

Eu nunca imaginei que estaria envolvido em descobrir novos minerais apenas pelo fato de estar trabalhando com meteoritos."

Para ele, essa descoberta pode ajudar a ciência a entender o verdadeiro funcionamento do "laboratório da natureza". Além deles, há ainda um terceiro potencial minério em análise.