O meteorito denominado Erg Chech 002 (EC 002) caiu no deserto do Saara em 2020, e os cientistas acreditam que ele seja um fragmento antigo de um protoplaneta, uma espécie de planeta "bebê" que ainda estava em formação, e que por algum acaso foi destruído, provavelmente absorvido por planetas rochosos ainda maiores durante a formação do nosso Sistema Solar.

Essas afirmações são baseadas em sua aparência de "de granulação relativamente grossa, bege e bege", esporadicamente cravejados de cristais que eram "verdes maiores, verde-amarelos e menos comumente amarelos". Esta é uma descrição feita pelo Instituto Lunar e Planetário, que analisou amostras do meteorito EC 002 encontradas em Adrar, na Argélia, em maio de 2020.

Com todos esses detalhes coletados, os cientistas analisaram e concluíram que o meteorito pode ter idade de 4,565 milhões de anos, isto é, o exemplo mais antigo conhecido de magma do espaço, sendo considerado mais velho que a própria Terra.

O meteorito EC 002 é mais velho que a Terra. (Foto: A.Irving / Divulgação)

Meteorito mais antigo já conhecido

Segundo o Centro de Estudos de Meteoritos da Universidade do Estado do Arizona, o EC 002 é um acondrito, um tipo de meteorito lítico sem côndrulos, isto é, que vem de um corpo original com crosta e núcleo distintos e sem qualquer tipo de grãos minerais redondos.

Acredita-se que pelo menos 3.100 meteoritos analisados pelos cientistas da Terra até hoje, se originaram das camadas de crosta e manto dos asteroides rochosos. Mas dentre esses, o EC 002 se destaca, por conter diversificadas versões radioativas de isótopos, alumínio e magnésio que basicamente indicam que a sua fonte (pai) era um corpo antigo de magma derretido depositado na crosta de outro corpo rochoso (mãe).

"Este meteorito é a rocha magmática mais antiga analisada até hoje e lança luz sobre a formação das crostas primordiais que recobriam os protoplanetas mais antigos", relatam os autores em estudo publicado pela PNAS.

Os cientistas ainda afirmam que as características encontradas no EC 002 é algo incomum, e que até o momento, não existe nenhum outro objeto semelhante entre os já analisados.

As características do meteorito EC 002 são únicas e exclusivas a ele. (Foto: A.Irving / Divulgação)