É muito comum vigas de concreto armado serem utilizadas em edifícios e pontes, porém elas são muito pesadas e acabam por necessitar de grandes máquinas e caminhões para transportá-las e instalá-las. Pensando nestas dificuldades, pesquisadores da Universidade Politécnica de Valência (Espanha) desenvolveram uma alternativa interessante utilizando impressão 3D e encaixes que lembram o ato de encaixar peças de Lego. Com esta invenção, quando as peças forem produzidas em grande escala e comercializadas, poderá gerar uma economia de tempo e custo nas construções.

O professor da Escola Técnica Superior de Engenharia da Construção (ETSIE) da Universidade Politécnica de Valência, José Ramón Albiol, diz:

"Nosso objetivo era propor uma alternativa às vigas de concreto armado atuais. Elas são feitas com perfis construídos para o comprimento da peça, que exigem instalação cara e são difíceis de transportar."

Viga feita através de impressão 3D com peças feitas de plástico reciclado. Fonte: alphagalileo
Viga feita através de impressão 3D com peças feitas de plástico reciclado. Fonte: alphagalileo

Como funcionam as vigas impressas em 3D

Há três anos a equipe de pesquisadores vem desenvolvendo o projeto de vigas impressas em 3D e agora chegou a uma versão que se acredita ser próxima do ideal. O sistema das vigas funciona através de pequenas partes impressas individualmente para formar uma grande viga estrutural. O plástico utilizado é reciclado e as peças podem ser montadas no próprio local da obra. A inspiração para a junção das peças foi na maneira como os grandes ossos humanos são formados oferecendo algumas propriedades úteis. José Ramón diz:

"É isso que transferimos para essas vigas revolucionárias, especificamente para seus perfis. É um sistema natural muito inteligente e sua reprodução nessas vigas os premia, com o baixo peso estrutural, altíssimas capacidades mecânicas."

Segundo o time de pesquisadores, as vigas feitas através da impressão 3D pesam 80% menos comparado às vigas de concreto armado padrão. Além disso, o fato de as peças impressas não possuírem metal, já elimina o problema da corrosão, tido por vigas normais. Como se não bastasse, a maneira como são feitas dá a possibilidade de ampliar as possibilidades de formatos, possibilitando estruturas totalmente diferentes do que estamos acostumados a ver.

Peças individuais impressas para serem encaixadas e formar uma viga estrutural. Fonte: alphagalileo
Peças individuais impressas para serem encaixadas e formar uma viga estrutural. Fonte: alphagalileo

O colaborador do estudo, Miguel Sánchez, do Departamento de Sistemas e Ciência da Computação (DISCA) da UPV, diz:

"Poder customizar as vigas in loco permite adaptar as características de cada uma delas às necessidades estruturais de cada ponto da construção."

Lançamento e disponibilidade

De acordo com a equipe responsável pelo desenvolvimento das vigas criadas através da impressão 3D, seu novo projeto de vigas estruturais já foi patenteado e tem como objetivo a comercialização da tecnologia.