Talvez você pense que Xerox é o simples fato de realizar a digitalização e cópia de um documento, mas na verdade o nome correto para este ato é eletrofotografia ou xerografia. O "Xerox" ficou conhecido desta forma devido ao fato de que a empresa norte-americana com este nome foi a responsável por inventar a fotocopiadora, aparelho que faz justamente o que chamamos pelo nome da companhia. Agora, esta mesma empresa está prestes a lançar comercialmente uma impressora 3D de metal líquido.

O motivo pelo qual a Xerox vem trabalhando com tecnologia de impressão 3D de metais foi devido a compra da startup Vader Systems, que trabalha justamente nesta área. A primeira instituição a receber o novo lançamento da Xerox, a ElemX, será a Naval Postgraduate School (NPS) para colaborar com a pesquisa de manufatura aditiva. A solução de impressão 3D de metais dará aos professores e alunos da NPS um mundo quase que infinito de possibilidades graças a liberdade para construção de peças nos mais variados formatos.

Confira abaixo o tweet feito pelo perfil oficial da Xerox anunciando a ElemX:

Impressora 3D de metal Xerox ElemX. Fonte: Xerox
Impressora 3D de metal Xerox ElemX. Fonte: Xerox

O diretor de tecnologia da Xerox, Naresh Shanker, diz:

"A cadeia de suprimentos militar está entre as mais complexas do mundo, e a NPS entende em primeira mão os desafios que os fabricantes devem enfrentar. Esta colaboração ajudará o NPS a impulsionar a adoção da impressão 3D em toda a Marinha dos Estados Unidos e fornecerá informações valiosas à Xerox para ajudar a fornecer flexibilidade e resiliência da cadeia de suprimentos aos clientes futuros".

O objetivo da parceria entre a Xerox e a NPS é a realização de pesquisas de teses para desenvolver novos recursos para a Marinha e o Corpo de Fuzileiros Navais. O presidente aposentado da NPS, vice-almirante Ann Rondeau, diz:

"Como universidade de pesquisa aplicada do Departamento da Marinha, o NPS combina a experiência operacional do aluno com educação e pesquisa para fornecer recursos inovadores e desenvolver líderes inovadores com o know-how para usá-los. Este esforço de pesquisa colaborativa com a Xerox e o uso de suas inovações de impressão 3D é um ótimo exemplo de como o NPS prepara nossos alunos militares para examinar novas abordagens para criar, fazer, prototipar e fabricar capacidade onde quer que estejam.

Desde a era da vela até a era nuclear, os marinheiros consertam as coisas no mar para que possam completar a missão. Essa parceria trata da capacidade estratégica da Marinha de ter marinheiros em navios com capacidade, por meio da criatividade e da tecnologia, de avançar suas operações no mar. Por meio da colaboração, o NPS e a Xerox estão ajudando a construir uma Marinha para o século 21 ".

Peças em alumínio feitas pela impressora 3D Xerox ElemX. Fonte: Xerox
Peças em alumínio feitas pela impressora 3D Xerox ElemX. Fonte: Xerox

Como a Xerox ElemX funciona?

A matéria prima utilizada atualmente pela Xerox ElemX é um fio de alumínio de baixo custo, onde sua utilização seria com a intenção de fabricar peças para uso final capazes de suportar rigorosas demandas operacionais. Esta capacidade de produzir peças de reposição com estrutura confiável e sob demanda reduz a dependência de cadeias de suprimentos globais que demandam muito esforço, além de diminuir consideravelmente os custos comparado a fabricação tradicional.

O coronel aposentado do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, Todd, diz:

"A NPS Alumni Association and Foundation apoiou a entrega da impressora de metal líquido ElemX ao NPS porque ela permitirá que soldados, marinheiros, aviadores e fuzileiros navais resolvam seus problemas onde estão, quando ocorrerem problemas."

O vice-presidente da NPS Alumni Association and Foundation, Lyons, também comenta dizendo:

"Ao fornecer as ferramentas digitais certas e a impressora de metal líquido, de repente ajudamos a transformar não apenas a cadeia de suprimentos, mas como o Departamento de Defesa (DoD) pensa operacionalmente sobre o fornecimento de guerra. "Esta é uma forma de dobrar a curva de custo para que o DoD não gaste mil dólares para cada dólar gasto por um concorrente de mesmo nível."

Impressora 3D de metal Xerox ElemX. Fonte: Xerox
Impressora 3D de metal Xerox ElemX. Fonte: Xerox

O vice-presidente e gerente geral de impressão 3D da Xerox, Tali Rosman, diz:

"As cadeias de suprimentos globais deixam setores como aeroespacial, automotivo, equipamentos pesados e petróleo e gás vulneráveis a riscos externos. Nosso objetivo é integrar a impressão 3D localizada em suas operações, e o feedback em tempo real do NPS nos dá dados acionáveis para melhorar continuamente o ElemX."

Confira abaixo o vídeo promocional da impressora 3D de metal Xerox ElemX:

O que achou da novidade apresentada pela Xerox? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!