Há algumas semanas a Porche anunciou que está utilizando impressão 3D para criar peças de transmissão EV mais leves, fortes e fáceis para trabalhar. Esse processo de fabricação melhora a questão das emissões desde a fabricação até quando o carro é dirigido.

O gerente de projeto do departamento de Powertrain Advance Development no Porsche Development Center em Weissach, Falk Heilfort, diz:

"Isso prova que a manufatura aditiva, com todas as suas vantagens, também é adequada para componentes maiores e altamente estressados em carros esportivos elétricos."

Evidentemente as impressões das peças não são feitas com impressoras 3D comuns. A Porsche utiliza impressoras capazes de imprimir peças em metal, permitindo uma resistência muito maior do que com um dispositivo de impressão 3D comum. Analisando as imagens, o processo de impressão parece muito semelhante ao convencional, onde há a presença de "suportes" durante a impressão". Depois de realizar a impressão, os suportes são destacados das peças e lixados até ficar no formato da peça desejada.

O resultado da impressão 3D é a produção de uma peça 10% mais leve do que seria com objetos fundidos. Além disso, devido a facilidade de criar diferentes formas com a impressora 3D, foi possível criar peças com o dobro da resistência de objetos fundidos. Se você considerar que há fabricantes que não incluem pneu sobressalente para conseguir uma classificação um pouco melhor no EPA ou WLTP, economizar 40% do peso da carcaça e 10% do peso total da unidade de tração é um grande negócio.

Caixa de transmissão feita através de impressora 3D de metais. Fonte: Porsche
Caixa de transmissão feita através de impressora 3D de metais. Fonte: Porsche

Falk diz:

"Nosso objetivo era desenvolver um acionamento elétrico com potencial para manufatura aditiva, ao mesmo tempo integrando o máximo de funções e peças na caixa do acionamento, economizando peso e otimizando a estrutura."

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