A SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, fará uma viagem histórica e inédita nesta semana. Quatro pessoas comuns, isto é, não astronautas profissionais, farão parte da tripulação de uma missão espacial incomum nesta quarta-feira (15). Eles serão os primeiros civis a realizarem uma viagem por vários dias fora da Terra. O objetivo da missão é coletar dados e outras informações para pesquisas científicas e deve durar o total de três dias.

SpaceX fará viagem para fora da Terra apenas com civis

A missão é inédita e especial porque é a primeira vez que apenas pessoas "comuns" estarão a bordo do foguete. Vale lembrar, por exemplo, que entre 2001 e 2009, oito civis já estiveram no espaço em um tipo de viagem turística, digamos assim. Eles foram levados ao espaço por meio de foguetes russos, mas diferente do próximo lançamento da SpaceX, a tripulação era formada de pessoas comuns sob a supervisão de astronautas profissionais.

Chris Sembroski, Hayley Arceneaux, Jared Isaacman e Sian Proctor (da esq. para dir.) (Imagem: Inspiration4/John Kraus)
Chris Sembroski, Hayley Arceneaux, Jared Isaacman e Sian Proctor (da esq. para dir.) (Imagem: Inspiration4/John Kraus)

Quem são os tripulantes?

Como dito, apenas as quatro pessoas "comuns" estarão a bordo do foguete da SpaceX. Dentre eles está o bilionário norte-americano Jared Isaacman, de 38 anos, que inclusive é o responsável por custear a aventura dos civis. Isaacman é o fundador da empresa de pagamentos Shift4Payments, e embora não seja um astronauta profissional, possui uma vasta experiência como piloto, explorador espacial e, por isso, estará no comando da missão.

Além de Isaacman, a tripulação será composta ainda por:

- Hayley Arceneaux, 29. Ela tinha dez anos quando foi diagnosticada com um câncer ósseo. Por conta do tratamento, passou a usar uma prótese em uma das pernas. Atualmente, é médica assistente do hospital para crianças St. Jude Children's, em Memphis. Com sua formação, ela será a médica da missão.

- Chris Sembroski, 41. Ele é ex-oficial da Força Aérea dos Estados Unidos. Além disso, é engenheiro de dados e tem em sua trajetória trabalhos voluntários em grupos ligados ao universo da astronomia. Um amigo dele venceu um concurso de arrecadação de verba para o hospital em que Arceneaux trabalha e passou a vaga para Sembroski.

- Sian Proctor, 51. Ela é professora de geociências de uma universidade no Arizona. A docente foi escolhida após participar de um concurso organizado pela empresa de Isaacman. Ela abriu uma loja online que oferece estampas e cartões postais com artes que ela mesma produz. O objetivo é conscientizar e fortalecer o papel de mulheres negras na indústria espacial. Ela já teve experiências com simulações de viagens espaciais anteriormente.

Treinamento para a missão

Todos os quatro tripulantes da missão receberam o devido tratamento como inúmeros testes físicos e manuais que os fizeram sentir confortáveis em um ambiente de condições desconfortáveis. Durante seis meses, eles participaram de simulações em que os envolviam em uma câmera de centrifugação para simular a força da gravidade nos próprios corpos no ambiente fora da Terra.

Médica Hayley Arceneaux em teste da centrífuga em movimento. (Imagem: Inspiration4/John Kraus)
Médica Hayley Arceneaux em teste da centrífuga em movimento. (Imagem: Inspiration4/John Kraus)

Além disso, Isaacman convidou os outros tripulantes para escalar uma montanha juntos no começo de maio com o objetivo de se conhecerem melhor. O lugar escolhido foi o Monte Rainier de Washington, um vulcão ativo coberto de gelo.

"Eles desenvolveram alguma resistência mental. Eles se sentiram confortáveis sendo desconfortáveis. A comida é uma droga na montanha. As temperaturas podem ser uma droga na montanha. Não podemos aumentar e diminuir o termostato [na missão espacial]... E posso dizer que a comida não é boa no espaço, pelo que provamos até agora." — disse Isaacman ao site Insider.

Entre os treinamentos teóricos e práticos na sede da SpaceX, Isaacman ainda lembra de um ritmo intenso de preparação, como quase 12 horas por dia de estudos, com simulações de situações adversas que eles podem encontrar durante a viagem, como saber o que fazer se algo der errado. Eles até vestiram o traje espacial da Crew Dragon que será usada na viagem e ficaram dentro do foguete por cerca de 30 horas.

Lançamento agendado

O foguete Falcon 9 enviará a cápsula de passageiros Crew Dragon ao espaço. O seu lançamento será feito do Kennedy Space Center, na Flórida, ao sudeste dos Estados Unidos. Se tudo sair como planejado, o que inclui as condições climáticas, o lançamento será realizado às 21h (horário oficial de Brasília) desta quarta-feira, 15 de setembro.