Hoje Jeff Bezos é o primeiro homem mais rico do mundo a deixar a Terra e voltar. Isso foi possível graças a sua empresa Blue Origin que lançou hoje o primeiro foguete tripulado da companhia, o New Shepard. Além de Jeff, na nave estavam Wally Funk, 82, Oliver Daemen, 18, e Mark Bezos, 53.

A cápsula New Shepard transportou sua tripulação com uma velocidade 3 vezes maior que a do som até atingir a altitude de 80 quilômetros. A equipe de Jeff Bezos chegou a flutuar em microgravidade por alguns minutos antes da cápsula perder altitude e retornar para a Terra utilizando um conjunto de paraquedas.

Mercado de voos espaciais privados

O lançamento do foguete tripulado da Blue Origin entra para o pequeno grupo de empresas que fazem parte do mercado de voos espaciais privados, formado pela Virgin Galactic de Richard Branson e a SpaceX de Elon Musk.

New Shepard sendo lançado. Fonte: Bue Origin (YouTube)
New Shepard sendo lançado. Fonte: Bue Origin (YouTube)

Como foi escolhida a tripulação para o voo espacial da Blue Origin

Os primeiros a serem convidados para o primeiro voo tripulado da Blue Origin foram Mark, irmão de Jeff, e Wally, uma pioneira aeroespacial. Mais tarde Oliver foi acrescentado à tripulação devido a um leilão público. Entretanto, na verdade não havia sido Oliver o vencedor do leilão, uma pessoa anônima chegou a fazer um lance de US$28 milhões, porém ela não conseguiu chegar na data do lançamento (20 de julho). Quando ocorreu a desistência, a Blue Origin concedeu a Oliver o lugar devido ao fato de que ele já estava com programa para participar do segundo lançamento da empresa aeroespacial.

Da esquerda para a direita - Oliver Daemen, Wally Funk, Jeff Bezos, Mark Bezos. Fonte: jeffbezos (Instagram)
Da esquerda para a direita - Oliver Daemen, Wally Funk, Jeff Bezos, Mark Bezos. Fonte: jeffbezos (Instagram)

Foguete e cápsula são reutilizáveis

Tanto o foguete New Shepard quanto a cápsula, utilizados no lançamento da Blue Origin, são reutilizáveis. Ou seja, é possível lançá-los e realizar o pouso para lançar novamente.

É interessante notar que a Blue Origin desenvolveu diversos motores para impulsionar os seus foguetes, como o BE-3, BE-4 e BE-7.

Confira abaixo o vídeo da transmissão feita pela Blue Origin mostrando o lançamento do seu foguete: