A chuva de meteoros Eta Aquáridas é um evento que ocorre todo ano entre os dias 21 de abril a 12 de maio. Em 2021, sua maior visibilidade na Terra acontece nesta semana. Apesar do pico de aparições já ter acontecido na madrugada desta quinta-feira (6), os especialistas dizem que o fenômeno ainda poderá ser contemplado no céu brasileiro na madrugada desta sexta, 7 de abril.

Esse fenômeno é resultado dos detritos causados pelo Cometa Halley, outro fenômeno ainda mais intrigante e que costuma estar visível na Terra a cada 75 anos. De acordo com a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON), esta é a primeira das duas chuvas de meteoros esperadas para esse ano. Além da Eta Aquáridas, a entidade explica que um segundo evento ocorrerá em outubro.

"Em passagens anteriores pelo Sistema Solar interior, o Halley deixou uma trilha de poeira e detritos, e a Terra atravessa essa trilha duas vezes ao ano. A segunda chuva é a Oriónidas, que acontece em outubro. A Eta Aquáridas acontece agora e produz uma quantidade maior de meteoros em comparação com a Oriónidas."

Geralmente, 50 meteoros podem ser produzidos a cada hora, porém este ano deve ser um pouco menor por conta da posição da Lua que está em sua fase minguante exatamente na Constelação de Aquarius. O último grande fenômeno que tivemos assim foi no final de abril com a SuperLua Rosa.

Como observar?

Como sempre, basta estar no local exato e na hora exata. Paulo Sergio Bretones, professor do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), explica que o fenômeno desta madrugada deve ser visível em todo o mundo, mas os países que estão no hemisfério sul serão melhores contemplados, o que inclui o Brasil.

A BRAMON ainda completa dizendo que as pessoas que moram no Norte e Nordeste do país terão condições ideais para observar até 40 meteoros por hora. O melhor local é Minas Gerais, já que o céu contará com poucas nuvens no céu durante esta noite.

Dica importante!

Não é necessário nenhum equipamento específico, basta olhar para o céu.

Quando e onde olhar?

Para que você não precise perder uma noite inteira de sono, é possível programar um horário ideal para a maior visibilidade do fenômeno. De acordo com os especialistas, o evento ocorrerá por toda a noite, mas atingirá o seu ápice pouco antes do amanhecer, isto é, por volta das 3h da manhã (horário de Brasília).

No horário correto, você deve observar o céu para a região leste, o ponto onde nasce o Sol. Se a área estiver livre, com pouca poluição luminosa, sem prédios, montanhas e árvores por perto, vai ficar fácil identificar os meteoros.

Apps dão uma forcinha

Se você não sabe onde exatamente o sol nasce ou não consegue identificar o lado leste, a tecnologia pode nos ajudar. Caso você utilize o sistema Android, pode baixar o aplicativo da PixelProse SARL que basicamente se trata de uma bússola simples, funcional e gratuita. Mas se você usar iPhone, basta usar o app Bússola nativo do seu smartphone.

Aplicativo Bússola pode ajudar a saber para onde olhar. (Imagem: PixelProse SARL)
Aplicativo "Bússola" pode ajudar a saber para onde olhar. (Imagem: PixelProse SARL)

Ambos aplicativos podem te mostrar, sobretudo, o lugar para onde olhar, além do horário em que o sol vai nascer, sua altitude e até a intensidade do campo magnético próximo ao seu aparelho.