A SpaceX está há vários meses trabalhando em protótipos de foguetes que têm como objetivo levar uma tripulação de astronautas rumo à Lua e ao planeta vermelho a fim de instalar uma colônia humana em Marte, projeto que é o sonho do bilionário e CEO da Tesla Elon Musk. A empresa já realizou mais de 10 lançamentos de foguetes, porém as primeiras versões explodiram misteriosamente no ar ou durante a aterissagem na base de origem, descendo em uma velocidade descontrolada e explodindo devido ao choque.

O teste desta semana aparentemente corrigiu uma das principais falhas do Starship SN15, que finalmente conseguiu retornar de forma segura ao chão. É, de fato, uma grande evolução científica, embora ainda haja muitas melhorias a serem feitas.

Primeiro pouso bem sucedido

Elon Musk vem trabalhando para aprimorar os protótipos dos foguetes e torná-los seguros para voo tripulado à Lua e Marte, algo que deverá ocorrer nos próximos anos. Ontem, quarta-feira (05), o protótipo SN15 da SpaceX realizou seu primeiro pouso bem sucedido na base localizada na cidade de Boca Chica, Texas, Estados Unidos, embora tenha sido identificado um pequeno incêndio assim que o foguete tocou o solo.

Nos testes anteriores todos os protótipos explodiram ao se chocarem de forma brusca com a base ou por conta de um vazamento de combustível, como no SN10, que apesar de ter feito uma bela aterissagem pegou fogo e explodiu minutos depois, quando a live de divulgação já havia sido encerrada.

Assista ao vídeo do pouso:

Musk comemorou o feito em sua conta pessoal no Twitter. É esperado que novos lançamentos ocorram nos próximos meses a fim de confirmar de fato que o desenvolvimento, em que os engenheiros da SpaceX adaptarão o módulo para simular viagens tripuladas, embora ainda seja algo distante.

Foguete rumo à Terra

O foguete Long March 5B desenvolvido pela China está caindo descontroladamente rumo à Terra e o impacto deverá ocorrer neste sábado, 8, em um local ainda desconhecido, embora agências espaciais internacinais estejam monitorando a trajetória do objeto para definir qual será o local aproximado da queda e evacuar a área caso seja em uma região urbana. O foguete possui 30 metros de largura e pesa mais de 20 toneladas, podendo causar sérios danos dependendo de onde caia. A BRAMON, Rede Brasileira de Observação de Meteoros, informou que há uma chance de cerca de 1,85% de chance do impacto ocorrer no Brasil.

Imagem de um foguete decolando. (Foto: Reprodução).
Imagem de um foguete decolando. (Foto: Reprodução).

Fonte