No início do mês a SpaceX realizou o lançamento do protótipo SN10, que superou as expectativas e realizou um pouso bem sucedido, algo que até então não havia acontecido com os lançamentos da Starship. Apesar do sucesso no retorno à base, o SN10 explodiu alguns minutos após e sem motivo aparente, deixando os espectadores que assistam a live curiosos sobre o motivo da explosão.

O teste de voo foi realizado em Boca Chica, no Texas, e o foguete foi lançado a uma altitude de 32 mil pés, algo em torno de 9 mil metros de altura.

Falha após o pouso

A explosão não foi filmada na live que estava sendo transmitida nas redes sociais oficiais da SpaceX, porém alguns portais de notícias conseguiram flagar o momento exato em que o protótipo pegou fogo após ter aterissado na plataforma.

O teste do dia 3 de março, quarta-feira, foi um marco para a SpaceX, que até então não obtivera sucesso em pousos com os foguetes anteriores. A empresa trabalhou em melhorias e finalmente conseguiu estabilizar o Starship para uma aterrissagem sem impacto direto com o solo.

Em seu perfil oficial no Twitter Elon Musk comentou sobre os fatores que levaram o décimo protótipo a explodir:

"O motor SN10 estava com baixo empuxo devido (provavelmente) à ingestão parcial de hélio do tanque coletor de combustível. Impacto de 10m/s nas pernas e parte da saia esmagadas. Várias correções em trabalho para SN11.", disse o bilionário.

O Starship SN11 deverá ser testado em breve e trará melhorias se comparado com a versão anterior. Vale ressaltar que apesar dos problemas a SpaceX vem investindo bilhões de dólares para tornar o projeto de levar carga e pessoas ao planeta vermelho.

Fonte