Um novo protótipo do foguete Starship da SpaceX passou pelo teste de voo, mas infelizmente os resultados voltaram a fracassar. O foguete SN11 foi lançado nesta terça-feira (30) a partir do campo de lançamentos da companhia, no Texas, por volta das 10 horas da manhã (horário de Brasília). A subida do foguete até então foi um sucesso, chegando a altitude de 10 quilômetros do solo, porém com algumas falhas na transmissão do vídeo.

O problema ocorreu durante a descida, quando o protótipo desacelerou os propulsores para começar a descer, o sinal do vídeo e todos os sistemas do foguete caíram de vez, comprometendo o procedimento de pouso. Pelo Twitter, o fundador da empresa, Elon Musk, confirmou o incidente fatal.

"Vamos saber o que aconteceu assim que pudermos examinar os fragmentos no final do dia", disse Musk, que brincou: "ao menos a cratera está no lugar correto!".

A neblina e os destroços tomaram conta do lugar após a explosão do foguete. (Imagem: Reuters, Gene Blevins / Reprodução)
A neblina e os destroços tomaram conta do lugar após a explosão do foguete. (Imagem: Reuters, Gene Blevins / Reprodução)

Leia também:

Mais um fracasso

Com o resultado desastroso do SN11, a SpaceX coleciona um total de quatro testes fracassados do seu protótipo Starship. O SN8 e o SN9, que foram lançados em dezembro e fevereiro respectivamente, também explodiram enquanto tentavam aterrissar. Já o SN10, lançado no começo de março, conseguiu pousar com sucesso, mas também explodiu alguns minutos depois disso.

Mesmo com esses resultados desanimadores, os especialistas da SpaceX afirmam que cada teste tem ajudado a compilar diversos dados valiosos que poderão culminar no desenvolvimento do seu programa espacial proprietário.

Vale lembrar, por exemplo, que esses protótipos da Starship vão de certa forma dar o caminho para objetivos maiores da empresa, que pretende em um futuro próximo, executar missões tripuladas à Lua e Marte. Além disso, a empresa planeja desenvolver um outro poderoso foguete chamado Super Heavy, com tamanho de 120 metros de altura, capaz de transportar 100 toneladas de material e que terá um sistema totalmente reutilizável.