O primeiro fenômeno do ano envolvendo o nosso satélite natural acontece na noite desta segunda-feira, 26 de abril. Conhecido como lua Rosa, o fenômeno estará visível durante toda a noite de hoje, a partir do pôr do sol. Para saber como observar a olho nu e com a ajuda de aplicativos, continue rolando a página.

Primeiramente, devemos esclarecer que, apesar de se chamar "superlua rosa" (ou Super Pink Moon em inglês), o fenômeno não fará com a lua que conhecemos fique na cor rosada. Na verdade, esse nome vem de tribos indígenas que classificavam a passagem das luas cheias de acordo com o nascimento das flores. No mês de abril, por exemplo, a lua é "rosa" visto que os índios dos Estados Unidos deram esse nome por conta do aparecimento de flores róseas da Phlox Subulata, uma planta selvagem norte-americana.

Flores do tipo Phlox Subulata, responsáveis pelo nome do fenômeno superlua rosa. (Imagem: Phillip Merritt, via Flickr)
Flores do tipo Phlox Subulata, responsáveis pelo nome do fenômeno superlua "rosa". (Imagem: Phillip Merritt, via Flickr)

Como observar?

O fenômeno poderá ser observado a olho nu de qualquer lugar do Brasil, desde que o brilho da lua não seja ofuscado por conta da nebulosidade de alguns lugares. Uma dica é estar no ponto mais alto de sua cidade ou em um local com uma visão livre do horizonte,livre de obstáculos como árvores, montanhas e prédios.

Não é necessário nenhum equipamento especial para assistir a superlua rosa desta noite, mas para ajudar nesta experiência, o canal "Mistérios do Espaço" no YouTube fará uma transmissão com a ajuda de um telescópio a partir das 21h30 (horário de Brasília).

Vídeo incorporado do YouTube

Dicas extras

Se você quer acompanhar o fenômeno desde o início, basta saber o momento exato do pôr do sol em sua cidade. Para isso, você pode perguntar ao Google: "OK Google, quando o sol vai se pôr hoje?", e ele te indicará o horário certo. Depois disso, você pode se perguntar para onde olhar e a resposta também pode chegar por meio de um app no seu celular.

Se você tem Android, pode baixar o aplicativo da PixelProse SARL que basicamente se trata de uma bússola simples, funcional e gratuita. Mas se você usar iPhone, basta usar o app Bússola nativo do seu smartphone.

Aplicativo Bússola permite visualizar Latitude, Longitude, Declinação Magnética e horário do nascer e pôr do sol. (Imagem: PixelProse SARL)
Aplicativo "Bússola" permite visualizar Latitude, Longitude, Declinação Magnética e horário do nascer e pôr do sol. (Imagem: PixelProse SARL)

Ambos aplicativos podem te mostrar, sobretudo, o lugar para onde olhar, além do horário em que o sol vai se pôr, sua altitude e até a intensidade do campo magnético próximo ao seu aparelho.

Outras superluas de 2021

Essa "superlua rosa" é, como já dito, a primeira deste ano, que infelizmente aconteceu só mais uma vez em 2021. De acordo com o renomado astrólogo Richard Nolle, que inclusive deu nome ao fenômeno em 1979, esse feito acontece a cada 28 dias. No entanto, a ocorrência da Lua cheia no momento exato é difícil de se coincidir, o que torna o fenômeno raro.

Uma "superlua" é basicamente qualquer lua cheia que ocorre enquanto a Lua está a 90% ou mais de sua maior aproximação da Terra, fenômeno chamado como Perigeu. Em 2021, a superlua só voltará a acontecer novamente mais uma vez, no dia 26 de maio, data em que a Lua estará ainda mais próxima da Terra, tornando seu brilho maior e mais evidente.