A missão Perverance da NASA está dando o que falar durante esses últimos dias. Além de conseguir produzir oxigênio com seu rover em Marte, o seu mini helicóptero Ingenuity realizou neste fim de semana seu terceiro voo com sucesso sob o solo do Planeta Vermelho. Além de ser o primeiro a voar em outro planeta, o pequeno drone de pouco menos que 2 Kg quebrou o seu próprio recorde.

Apesar de ter alcançado a mesma altura que o voo anterior, nesta terceira tentativa o Ingenuity conseguiu realizar um vôo mais rápido, mais distante e mais ousado que os anteriores. Esse feito histórico ocorreu por volta de 2h31 do horário de Brasília deste domingo, 25 de abril, com as imagens chegando ao laboratório de propulsão da NASA em Pasadena, Califórnia, às 11h16 (horário de Brasília).

A foto foi capturada pelo rover Perseverance a uma distância segura de pouco mais de 60 metros, e depois compartilhada com seus responsáveis na Terra. Além da foto, um vídeo também foi registrado, mas deve chegar às instalações da agência espacial americana durante os próximos dias.

Velocidade e ousadia

Como já dito, a altitude alcançada pelo Ingenuity foi a mesma de seu segundo voo, cerca de 5 metros. Mas o fator crucial que quebrou recordes foi a sua velocidade. Nos dois primeiros episódios, o drone estava subindo a uma velocidade de aproximadamente meio metro por segundo. Desta vez, ele subiu cerca de 2 metros por segundo.

Além disso, ele voou por 50 metros ao norte, quase metade do comprimento de um campo de futebol, até por fim retornar para o local de pouso. Somando toda a sua trajetória com ida e volta, o Ingenuity alcançou uma distância de 100 metros em pouco mais de um minuto e vinte segundos.

Os números podem não ser astronômicos, mas é um grande passo para a ciência que deseja realizar os mesmos testes em outros corpos de nosso universo, como Vênus e Titã, a gigante Lua de Saturno. Håvard Grip, piloto chefe do Ingenuity, disse;

"Embora o número não pareça muito, pense que nunca tínhamos movido lateralmente mais do que o comprimento de dois lápis quando fizemos o teste de voo aqui na Terra."