A última segunda-feira, 19 de abril, foi um dia histórico para a ciência, visto que pela primeira vez na história uma nave da Terra voou em outro planeta. Estamos falando do mini helicóptero Ingenuity, enviado pela NASA em fevereiro, para coletar dados da atmosfera de Marte e abrir caminho para quem sabe, construir uma central de controle aéreo no Planeta Vermelho.

Nesta quinta-feira (22), o Ingenuity protagonizou o seu segundo voo em Marte, agora por mais tempo, mais alto e com manobras. A decolagem se iniciou por volta de 10h21 (horário de Brasília), pairando sobre o ar do planeta a uma altitude de 5 metros - no primeiro ele atingiu 3 metros por aproximadamente 30 segundos até voltar a pousar no solo.

Neste segundo voo, o objetivo da NASA era fazer o Ingenuity se movimentar pelo ar, em vez de ficar apenas parado numa posição única. Assim, ele pôde virar e se inclinar no ar antes de voltar ao solo. Veja o vídeo abaixo gravado pelo rover Perseverance, que também está em Marte a uma distância de pelo menos 64 metros do local de voo do Ingenuity.

Vídeo incorporado do YouTube

Projeção para o futuro

Antes mesmo de realizar o primeiro voo em Marte, a NASA já tinha intenções de realizar esse mesmo experimento em outros lugares do Universo, como Vênus e Titã, a gigante lua de Saturno. Entender como um drone é capaz de voar sobre a densidade do ar rarefeito de Marte implicará em projetos ainda maiores no futuro.

As próximas missões em Marte podem se concentrar no mapeamento do terreno e na exploração de locais inacessíveis. Para conseguir realizar esse tipo de experimento, porém, é necessário desenvolver um drone maior que o Ingenuity, o que torna o projeto inviável nos próximos anos.

O próximo objetivo da agência espacial americana é estudar a química complexa da lua gigante de Marte, algo que os cientistas almejam estudar a um bom tempo por ser um potencial lugar para a vida humana fora da Terra. Para isso, a NASA pretende enviar um novo drone chamado Dragonfly, com 3 metros de comprimento e peso entre 25 e 30 Kg. A título de comparação, o Ingenuity pesa apenas 1,8 Kg.

O helicóptero deverá ser lançado em 2027 e chegar a Titã em 2036, e em comparação com Marte, o Dragonfly teria melhores condições de voo já que a densidade do ar é maior. O vídeo abaixo mostra mais sobre o possível design do drone;