O Ingenuity, um pequeno helicóptero enviado pela NASA a Marte, continua fazendo sucesso no planeta vermelho e agora quebrou o seu próprio recorde de voo. Na última sexta-feira, 30 de abril, o drone registrou o seu quarto voo e enviou o relatório para a equipe responsável na Terra, com resultados para distâncias mais longas e com quase o dobro de sua velocidade anterior.

A cada novo experimento, o helicóptero Ingenuity continua ampliando seus limites e realizando feitos históricos ainda mais surpreendentes. De acordo com a NASA, a tendência é exatamente essa, de que ele continue melhorando ainda mais a sua performance à medida que as condições de voo em Marte sejam melhor compreendidas.

Esse quarto voo estava originalmente programado para a última quinta-feira (29), mas uma falha no sistema foi identificado e não permitiu que o drone iniciasse o procedimento de decolagem. Essa falha foi primeiramente identificada antes do primeiro voo em Marte, quando o cronômetro que conta o tempo para iniciar a decolagem não percebeu o sistema de voo em operação e assim cancelou a tentativa.

Novos recordes alcançados

De início, a equipe desejava que o Ingenuity alcançasse 4,8 metros - altitude alcançada no terceiro voo e que a equipe julga como o "ponto ideal" para os testes. Mas os resultados foram ainda mais surpreendentes: durante os 117 segundos que passou na atmosfera, a aeronave chegou a 5 m de altitude e se deslocou por mais de 130 metros na direção sul. Em seguida, ele retornou ao ponto inicial totalizando uma viagem de 266 metros.

Pelo Twitter, a equipe compartilhou parte deste momento enquanto o Ingenuity tira uma selfie em Marte. O rover Perseverance aparece logo ao fundo da imagem;

Teremos um quinto voo?

A NASA já começou a planejar o próximo voo do Ingenuity em Marte. Ele não é só o primeiro e único equipamento terráqueo a voar em outro planeta, como é também o que voará mais vezes. Se tudo sair como o planejado, o Ingenuity realizará o seu quinto voo em breve, e nessa ocasião, uma demonstração com manobras mais complexas e reconhecimento aéreo de regiões marcianas podem estar programadas.

Até o momento, os resultados obtidos pela equipe por trás do Ingenuity parecem ser bem promissores e, por ser uma nave de testes, eles estão bem tranquilos com a ideia de que ele deva parar de funcionar em breve.