Depois de quase seis meses abrigados na Estação Espacial Internacional, quatro astronautas retornaram à Terra com a ajuda da cápsula Crew Dragon Resilience. A viagem, que durou seis horas e meia, terminou na madrugada de domingo quando eles finalmente caíram no oceano.

Os astronautas Mike Hopkins, Shannon Walker e Victor Glover, da NASA, e Soichi Noguchi, da agência espacial japonesa foram resgatados antes do amanhecer na costa da Flórida, Estados Unidos. Como é de se imaginar, a parte mais tensa da viagem de volta é quando a cápsula precisa entrar na atmosfera da Terra, procedimento conhecido como reentrada.

A capsula é suspensa por paraquedas até chegar ao oceano. (Imagem: Reprodução / NASA)
A capsula é suspensa por paraquedas até chegar ao oceano. (Imagem: Reprodução / NASA)

Como foi o pouso?

Para se ter uma ideia, a cápsula parecia um meteoro e entrou na nossa atmosfera a uma velocidade de 27.000 km/h, o que é mais de vinte vezes a velocidade do som. A temperatura externa da Crew Dragon pode ter alcançado 2.000° C. Todos esses efeitos ocasionaram na perda de sinal com central de controle na Terra, o que pode gerar ainda mais tensão.

A equipe de resgate comemorou o fim do procedimento de volta quando a cápsula caiu no oceano às 3h57 do domingo, no horário de Brasília. Os 4 astronautas que estiveram na ISS durante 168 dias, aproveitaram esse tempo para realizar pesquisas científicas, além de caminhar na parte externa da estação para realizar reparos. Agora, antes de retornar para sua família, eles vão passar por vários exames médicos para se certificar de que não houve nenhuma contaminação espacial.

O pouso noturno é um feito inédito que acontece após 53 anos. A última vez ocorreu em 1968 com a missão Apollo 8 que também chegou à Terra durante a madrugada.